Educação

Escola do Legislativo lança projeto Rota Política

Prédio da Prefeitura Municipal. Paço Municipal. Centro da cidade.
Prédio da prefeitura de Porto Alegre integra o roteiro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na próxima quinta-feira (22/11), às 14 horas, dez alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS participarão do projeto Rota Política. A atividade integra a 1ª Olimpíada de Ciência Política, projeto de extensão realizado pelo colégio em parceria com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, que inclui palestras, exposições, filmes, visitas e se encerra com um concurso de redação entre os estudantes.

O Projeto Rota Política é uma iniciativa semelhante aos projetos "Conheça o Centro a Pé" e "Territórios Negros", ambos da Prefeitura Municipal, que mostram espaços da cidade e/ou ligados à cultura negra para amplo público e assim reforçam positivamente a imagem institucional do Executivo. O projeto "Rota Política" mostra os lugares associados à história política da Capital e visa a reforçar positivamente a imagem institucional do Legislativo junto ao público escolar.

A metodologia empregada utiliza o passeio a pé com aula expositiva sob a forma de viagem, onde são abordados aspectos da história política local, de monumentos e símbolos ligados à política. É a primeira edição do projeto. Os alunos visitarão os espaços da cidade que tiveram papel importante na política ao longo do tempo, além de observarem o conteúdo político dos monumentos presentes no itinerário.

O roteiro do passeio inclui:

Prefeitura Velha – Sede da Câmara anos 10;

Prefeitura Nova – sede da Câmara anos 50-80;

Esquina Democrática – vida política da cidade;

Museu de Comunicação Hipólito José da Costa – sede jornal político “A Federação“;

Praça da Matriz: centro político da Cidade;

Monumento a Júlio de Castilhos – simbologia política;

Palácio da Justiça – primeira sede da antiga Câmara Municipal;

Palácio Aloisio Filho - sede atual da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Olimpíada de Ciência Politica

O serviço é oferecido gratuitamente às escolas, composto de atividades organizadas pela Câmara de Porto Alegre. Inclui palestras, projeção de filmes, empréstimo de exposições e debates. A atividade é coordenada por Jorge Barcellos, historiador e Doutor em Educação, e as atividades são organizadas a partir do acervo do Legislativo e disponibilidade e interesse de alunos e professores, responsáveis pela elaboração do roteiro do projeto.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3220-4374, email escola@camarapoa.rs.gov.br ou pelo site https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?page_id=43.

Texto: Ana Carolina Pinheiro (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Escola do LegislativoRota Política