Meio Ambiente

Escola do Legislativo realizará ciclo sobre sustentabilidade no trabalho

O evento é uma parceria com a Fundação Ecossis Mata Atlântica

Palestras buscam conscientizar sobre a importância da sustentabilidade no ambiente de trabalho
Palestras destinam-se aos servidores (Foto: Arte: Carolina Andriola)
A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com a ONG Fundação Ecossis Mata Atlântica, realizará, entre os dias 28 de junho e 12 de julho, em quatro terças-feiras consecutivas, o ciclo de palestras Circuito Ambiental. Essa atividade visa conscientizar os servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre sobre a importância de questões como sustentabilidade e meio ambiente aplicadas no local de trabalho. A palestra inaugural versará sobre Gabinete Lixo Zero e será proferida por Fabíola Pecce.

Nos dias 5 e 19 de julho, Bianca Tessele e Thaiana Lima falarão sobre o tema 5S e 3R no Trabalho. Completando o ciclo, Magnum Eltz abordará, no dia 12 de julho, o tema Sustentabilidade no Ambiente de Trabalho. Todas as atividades deverão começar às 10 horas, na sala de cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (mezanino do Salão Adel Carvalho). Essa programação é aberta a servidores da Câmara Municipal, e aqueles que tiverem frequência nas quatro palestras receberão cerificado de 6 horas/aula. As inscrições dos interessados devem ser encaminhadas na sala 348.

Organização para o trabalho

O conceito de 5S possui como base cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar sua nomenclatura. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. A principal ideia por trás do 5S é manter o local de trabalho organizado, limpo e produtivo.

Já Reduzir, Reutilizar e Reciclar são os princípios que formam os 3R da sustentabilidade, ações práticas que projetam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e meio ambiente. Adotando essas práticas, conforme vão defender as palestrantes da Fundação Ecossis Mata Atlântica, será possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).

Texto: Thiago Silveira (estagiário de Jornalismo da Escola do Legislativo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)