Comissões

Escola estadual no bairro Nonoai apresenta projeto a vereadores da Cece

Projeto Convergência Negra busca capacitar através de um curso de comunicação comunitária.

Visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Victor de Britto. Na foto: Vereadores Mendes Ribeiro, Reginaldo Pujol e Tarciso Flecha Negra, vice-diretora da EEEF Dr. Victor de Britto Kenya de Souza e diretora da EEEF Dr. Victor de Britto Inês Bialoso
Kenya de Souza e Inês Bialoso (c) receberam os vereadores (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

A Comissão de Esportes, Cultura, Educação e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (14/6), uma visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Victor de Britto, localizada no bairro Nonoai. A pauta foi o Projeto Convergência Negra, que busca capacitar a comunidade através de um curso de comunicação comunitária. 

O projeto é uma parceria da escola com a historiadora e museóloga Patrícia Britto e tem a duração de seis a oito meses. Segundo a historiadora, a escola foi descoberta através de um mapeamento dos bairros mais vulneráveis da Capital seguindo os critérios de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), salário mínimo e espaços de lazer. “O nosso foco é trabalhar a comunicação do bairro e as demandas da comunidade. Todo o curso será feito com o suporte do celular.” Ao final da capacitação, a intenção é criar uma rádio ou uma televisão comunitária.

A vice-diretora da escola, Kenya de Souza, explicou que muitas famílias negras estão deixando a região por causa do tráfico de drogas e declarou que o poder público precisa “ter um entendimento político de que essa comunidade pode ser salva do tráfico”. A diretora da escola, Inês Bialoso, acrescentou que o bairro é como uma semente que pode ser regada pela vontade da historiadora e pelo apoio da Comissão em colocar o projeto em prática.

O presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), apontou as melhorias que os projetos de esportes, cultura e educação podem proporcionar às crianças e aos adolescentes. “A educação te dá conhecimento e o esporte te proporciona companheirismo e respeito.”
A Cece vai analisar o que pode ser feito para auxiliar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Victor de Britto a realizar o projeto e algumas melhorias estruturais na escola, como o telhado e a quadra de esportes.

Também estiveram presentes os vereadores Reginaldo Pujol (DEM) e Mendes Ribeiro (PMDB).

texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
          Cleunice Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)