Cosmam

Estado faz proposta para Município assumir Murialdo

Terra propôs a Gus (ao fundo) municipalização do Murialdo Foto: Elson Sempé Pedroso
Terra propôs a Gus (ao fundo) municipalização do Murialdo Foto: Elson Sempé Pedroso

Secretários vão discutir detalhes da transição na sexta-feira

O Estado se dispõe a assumir o custeio em 100% no primeiro ano, e com uma redução gradativa de 25% a cada ano, nos três anos seguintes, para que o município assuma as unidades de atendimento do Centro de Saúde Murialdo. A proposta, feita por Osmar Terra, secretário de Estado da Saúde, foi apresentada nesta terça-feira (13/3) ao secretário de saúde do Município, Pedro Gus, durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal. Terra lembrou que ao assumir esses serviços o município poderá cobrar do governo federal o custeio dos procedimentos, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Terra destacou durante a reunião não ser atribuição do Estado o atendimento básico em postos de saúde. Gus disse que o município tem consciência dessa responsabilidade, contudo salientou que o Estado deve a Porto Alegre R$ 25 milhões nesta área. “Não podemos assumir o Murialdo sem uma garantia de repasses, pois isso só iria piorar os serviços naquela região da cidade”, afirmou. Outros problemas citados pelo secretário municipal foram o sucateamento dos prédios e a falta de pessoal para alocar nas unidades do Murialdo. “Deve haver uma compreensão por parte do Estado das dificuldades que querem nos passar”.

O vereador Dr. Raul (PMDB), presidente da Cosmam, sugeriu que as partes encontrem um denominador comum para satisfazer a todos. Aldacir Oliboni (PT) propôs que a transição seja gradativa, com o município recebendo um posto por mês. “Precisamos resolver isso de uma vez por todas”, destacou. Cláudio Sebenelo (PSDB) também defendeu que a transição seja em um prazo razoável entre as partes. Conforme entendimento entre Terra e Gus, deverá ser realizada reunião possivelmente na sexta-feira (16/3), entre as duas secretarias, para serem discutidos detalhes da transição. A proposta final deverá ser apresentada à Cosmam e à comunidade do Partenon em data ainda não definida.

Também participaram das discussões nesta terça-feira o vereador Carlos Todeschini (PT), Zilda de Moraes Martins e Maria Helena Lemos da Silva, respectivamente dos conselhos municipal e estadual de Saúde, e moradores do Partenon, região da cidade onde estão os postos de saúde ligados ao Centro de Saúde Murialdo.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)