SAÚDE

Estado garante 50% do valor necessário para a reabertura do Hospital Parque Belém

Garantia foi dada nesta quarta-feira ao Vereador André Carús pelo secretário João Gabardo

Foto: Divulgação
Na foto: Nelson Beron (E), Francisco Bernd, Gustavo Fontana (C), André Carús e João Gabardo (D) Foto: Divulgação
O Vereador André Carús, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (Cosmam), recebeu nesta quarta-feira, 2, a garantia do secretário Estadual da Saúde, João Gabardo, de que o governo do Estado investirá 50% do valor necessário para a reabertura do Hospital Parque Belém. A estimativa é que sejam necessários R$ 1,5 milhão para a reabertura dos 200 leitos.

Carús, que também é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Parque Belém, explicou que a garantia do Estado, porém, dependerá de contrapartida da Prefeitura. “Para que o valor seja liberado, a Prefeitura precisa, primeiro, concluir a análise do impacto financeiro que terá a reabertura.”

O Vereador disse ainda que irá reforçar, pessoalmente, o pedido ao secretário Municipal da Saúde, Erno Harzheim, para que o município finalize o mais rápido possível o estudo. “O secretário Gabardo também deixou claro que a Prefeitura, que possui constitucionalmente a gestão plena da saúde, deverá realizar a articulação necessária a fim de garantir parceiros para a gestão e sustentabilidade do hospital”, destacou.

Também participou da reunião o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Francisco Bernd; Nelson Beron, chefe de gabinete do Vereador Carús; e Gustavo Fontana, assessor técnico da Cosmam.