Pauta

Estreia nesta sexta-feira história cantada da Revolução Farroupilha

Espetáculo gratuito terá três apresentações na orla do Guaíba.

Cartaz de divulgação "Revolução Farroupilha: Uma História de Sangue e Metal".
Evento terá entrada gratuita (Foto: Divulgação)

Estreia nesta sexta-feira (30/11), na Orla Moacyr Scliar, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, às margens do Guaíba, o espetáculo Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal. A encenação, que reunirá dança, música, teatro e atividades circenses, é baseada na obra Revolução Farroupilha, do escritor Luiz Coronel. A direção-geral da apresentação é de Clóvis Rocha, e a realização é uma promoção da Câmara Municipal de Porto Alegre em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Serão três apresentações: dia 30 de novembro e dias 1º e 2 de dezembro, sempre às 20 horas, com acesso gratuito.

A montagem do espetáculo, escolhida por edital público para promoção de atividades culturais e desenvolvida com verbas do orçamento anual da Câmara Municipal, envolve mais de 100 profissionais. Os núcleos do espetáculo têm a participação de nomes reconhecidos pelo trabalho na cultura gaúcha: Jessé Oliveira no teatro; Dilmar Messias no circo; Carini Pereira, Gustavo Silva e Claudia Dutra na dança; e João Maldonado na direção musical. Entre as estrelas das três noites estão a atriz e cantora Valéria Houston, os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes e a guitarra de Erick Endres.

Livro

Revolução Farroupilha (Mecenas Editora, 144 páginas) é uma edição especial do livro-poema A Revolução Farroupilha, do poeta, compositor, escritor, cronista e publicitário Luiz Coronel, com ilustrações de Danúbio Gonçalves.

A obra narra as lutas envolvendo os personagens, conflitos e desenlace, bem como sua significação profunda para a identidade gaúcha. Para tanto, Coronel buscou sustentação no livro Farrapos, de Walter Spalding, e no valioso material das edições de Revolução Farroupilha-Cronologia do Decênio Heroico, de Antônio Augusto Fagundes; de Os Farrapos, de Carlos Urbim; de Homens Ilustres do Rio Grande do Sul, de Aquiles Porto Alegre; e do Cancioneiro da Revolução de 1835, de Apolinário Porto Alegre.

Serviço

Espetáculo: Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal

Quando: 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro (sexta, sábado e domingo)

Horário: 20 horas

Local: Orla Moacyr Scliar (Avenida Edvaldo Pereira Paiva)

Entrada gratuita 

Produção: Lucida Desenvolvimento Cultural

Apoio: Prefeitura de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura

Realização: Câmara Municipal de Porto Alegre

 

Assessoria de Imprensa CMPA

Tópicos:Orla Moacyr ScliarRevolução Farroupilha