Comissões

Estudantes da Ufrgs pedem espaços para praticar esportes

Lucas salientou benefícios do esporte Foto: Leonardo Contursi
Lucas salientou benefícios do esporte Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)

A falta de espaços esportivos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul motivou a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (1º/4). O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufrgs, Lucas Herbert Jones, e o presidente da Associação Atlética do curso de Engenharia, Bernardo Bortoluzzi, destacaram a importância dos locais para treinar e praticar atividades físicas. “O esporte ajuda na integração, na disciplina e na permanência do aluno, e não precisamos de grandes estádios”, disse Lucas. “Hoje temos só a Esef, com um campo muito bonito, mas apenas duas quadras, onde podemos treinar somente nos fins de semana”, afirmou Bernardo.

Os líderes estudantis informaram que a demanda por espaços de treinamento esportivo existe há muito tempo na Ufrgs. “Temos 12 mil alunos, mas estamos sempre em busca de quadras e material”, disse Bernardo. Lucas e Bernardo ressaltaram que, além de evitar a evasão e ajudar na saúde, na disciplina e no entrosamento dos alunos, a possibilidade de treinar pode favorecer o surgimento de atletas com potencial para participar até de grandes competições nacionais e internacionais.

Como lembrou Bernardo, o movimento das Atléticas, que o DCE busca fortalecer na Ufrgs, surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil há cerca de 15 anos, sendo hoje forte em São Paulo e Paraná, de onde saem atletas capazes de ir para as Olimpíadas. Conforme Bernardo, a Liga das Atléticas da Ufrgs atualmente congrega alunos de cursos como Engenharia, Direito, Administração, Agronomia, Comunicação Social e Educação Física, que praticam 11 modalidades de quadra e individuais.

Promessas de ajuda

O gerente de Eventos da Secretaria Municipal de Esportes (SME), Ricardo Vieira Proença, prometeu conversar com o secretário da pasta para tentar ajudar os estudantes da Ufrgs. “Mesmo que nosso foco seja o esporte comunitário, pensamos que a ideia das Atléticas passa pelo esporte educacional”, disse. Segundo ele, as demandas são muito grandes, mas há espaços ociosos e subutilizados em alguns horários, inclusive no Tesourinha e no Ararigboia, que, “de repente, poderiam ser utilizados”. Proença ainda sugeriu que os universitários se inscrevam nos campeonatos promovidos pela SME.   

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), Arthur Luís da Veiga, colocou à disposição das Atléticas da Ufrgs a utilização “de pronto” do Centro Esportivo e Cultural do Bairro Bom Jesus. Segundo ele, esse “belíssimo espaço” não é ocupado por preconceito. “As pessoas têm muita dificuldade de conviver com a dura realidade daquela região”, disse. Em contrapartida, Veiga pediu aos estudantes que, no turno inverso ao treino, possam ajudar na recreação com as crianças do bairro. “Essa é uma contrapartida que fará muita diferença na vida de vocês e daquelas crianças”, observou. O secretário-adjunto também garantiu que tratará com o titular da SMJ da possibilidade de liberar horários no Tesourinha.

O diretor do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), Júlio César de Souza Gonçalves, o Tóvi, colocou o espaço à disposição dos estudantes da Ufrgs. “Inclusive temos professores para treinar”, acrescentou. “O Cete está de portas abertas.” Tóvi lamentou que o esporte viva em dificuldades, apesar de sua importância na educação, na saúde e na disciplina, entre tantas áreas da vida. “O esporte traz motivação escolar, não é só uma prática recreativa”, frisou. “Por isso está de parabéns a gurizada da Ufrgs.”

Encaminhamentos

O presidente da Cece, vereador João Derly (PCdoB), definiu o pedido dos universitários como “muito justo”. Disse que o Centro Bom Jesus é "muito bom", assim como o Cete, e garantiu que a comissão irá se empenhar para ajudar a liberar horários no Tesourinha. Na sua opinião, a reunião teve bons encaminhamentos. Derly anunciou ainda que tratará do assunto com o secretário estadual de Esportes, que não pôde comparecer à reunião de hoje. “Estamos nessa luta com vocês. Acredito que demos um bom start com essa reunião”, comemorou. Também compareceram à reunião o vereador Kevin Krieger (PP) e Francisco Xavier, do Conselho Estadual de Esportes.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição:
 Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)