Plenário

Ex-chef da Lancheria do Parque será nome de rua na Restinga

Nair Garcia Martins foi uma das trabalhadoras pioneiras do restaurante da Avenida Osvaldo Aranha, Bairro Bom Fim

Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Claudio Janta.
O vereador Clàudio Janta (SD), autor do projeto de lei (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei de autoria do vereador Clàudio Janta (SD) que denomina Rua Nair Garcia Martins o logradouro público cadastrado conhecido como Rua 7.016, no Loteamento Parque do Salso, Bairro Restinga. Caso o projeto seja aprovado, as placas denominativas conterão, abaixo do nome da via, os seguintes dizeres: Mãe amorosa e honrada".

Nair Garcia Martins nasceu em 2 de julho de 1937, em Santana do Livramento, cidade da região da fronteira gaúcha com o Uruguai. No ano de 1957, buscando novas oportunidades de trabalho e já casada com Adão Lemos Martins, mudou-se para Porto Alegre, estabelecendo residência na zona norte da Capital. Em 1975, ao lado do marido, abriu um restaurante na Rua Riachuelo, 1.530, no centro da Cidade, onde ficaram até 1979.

Tempos depois, Nair abriu mão do negócio para assumir o desafio de chefiar a cozinha da tradicional Lancheria do Parque, na Avenida Osvaldo Aranha, Bairro Bom Fim. Naquele estabelecimento, permaneceu por um longo período, em que fez amigos e foi reconhecida por seu trabalho dedicado e correto. Nair foi uma das trabalhadoras pioneiras daquele restaurante e contribuiu de forma significativa para o reconhecimento popular da Lancheria do Parque, que permanece atendendo até hoje e é um dos pontos gastronômicos de referência em Porto Alegre.

“Em meio à vida profissional, Nair teve tempo e amor para repassar o exemplo de mulher trabalhadora, honrada e solidária aos três filhos, Francisco Carlos, Cláudio Luis e Alexandre. Nunca negou ajuda a quem quer que fosse ter com ela”, diz Janta. “O amor por Porto Alegre foi instantâneo. Nair apaixonou-se pela cidade e decidiu contribuir para o progresso da Capital por meio da culinária, sua profissão e também sua grande paixão”, conta. Nair, que sofria da doença de Alzheimer, faleceu em 14 de março de 2018, tendo seu último desejo atendido: suas cinzas mortuárias foram depositadas junto ao túmulo do marido, em Santana do Livramento.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)