Plenário

Ex-vereadora Ana Godoy é homenageada

Período de Comunicações em homenagem ao Dia da Mulher e de outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre a Barbara Penna de Moraes Souza. Na foto, a ex-vereadora Ana Godoy
Ex-vereadora Ana Godoy foi destacada pela bancada do PT na sessão desta tarde (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (11/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a bancada do Partido dos Trabalhadores prestou homenagem à ex-vereadora Ana Godoy. O destaque lembrou que Ana Godoy foi a primeira vereadora eleita pelo partido na Capital, tendo tomado posse em 1983. Entre as personalidades presentes ao ato estavam o professor da PUCRS Pedrinho Guareschi e os ex-dirigentes petistas Iria Charão e Selvino Heck.

Natural de Veranópolis, Ana Godoy mora em Porto Alegre desde os nove anos de idade. Quando morava na Vila Cruzeiro, Ana ajudou a organizar a ocupação de terrenos na Lomba do Pinheiro, na Vila Esmeralda, a fundar a associação de moradores e participou de abaixo-assinado para conseguir energia elétrica para a região. Escreveu o livro Vila Esmeralda, uma voz dos que não tem vez, e assumiu na Câmara Municipal em 1983, como suplente de vereadora do PT quando o único vereador titular do PT era Antônio Hohlfeldt.

Saudações

Adeli Sell (PT) disse estar orgulhoso com a presença da ex-vereadora Ana Godoy. “A história de Porto Alegre é feita por líderes comunitárias, por mulheres que engrandecem tudo”, falou. Ao trazer à baila um exemplo, o parlamentar constatou que, “dos 3 mil nomes de ruas na cidade, nem 10% das ruas têm nomes de mulher”. “Viva Porto Alegre, via as mulheres”, finalizou.

Ao cumprimentar a homenageada, Marcelo Sgarbossa (PT) lembrou que Ana Godoy representa "a história e luta de todas as mulheres da cidade". Destacou a trajetória da ex-vereadora como lutadora social e recordou episdódio ocorrido em 1979, quando a polícia foi prender Ana Godoy em uma ocupação e outras mulheres presentes a protegeram e impediram que a militante fosse presa. "Sua chegada ao Parlamento foi um reconhecimento de sua luta social, política e humana. Ana Godoy é uma referência, tendo atuado como agente comunitária e conselheira do Orçamento Participativo.

Para Engenheiro Comassetto (PT), a homenagem a Ana Godoy tem a intenção de destacar a luta de todas as mulheres e trabalhadoras em prol da humanidade. "Foi a primeira mulher que assumiu uma cadeira de vereadora na Câmara de Porto Alegre, realizando um trabalho de vanguarda juntamente com o vereador Antônio Hohlfeldt." Destacou que, com a atuação de Ana Godoy em Porto Alegre, outras mulheres vieram a ajudar a construir, posteriormente, o governo da Administração Popular. "Com as discussões nos bairros, começaram a chegar as obras de infraestrutura na periferia."

Textos: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Dia Internacional da MulherVereadoras