Cultura

Exposição celebra a memória e o trabalho de Antonio Paz

Montada na Câmara, a mostra reúne trabalhos de diversas fases do fotojornalista falecido em 2016.

  • Exposição em homenagem póstuma ao fotógrafo Antônio Paz
    Charrete, um dos trabalhos de Antonio Paz (Foto: Antonio Paz)
  • Exposição em homenagem póstuma ao fotógrafo Antônio Paz
    Andradas, foto captada na Praça da Alfândega (Foto: Antonio Paz)

A Câmara Municipal de Porto Alegre inaugurou, na noite do dia 3 de julho, a exposição “Paz”, que celebra a memória e o trabalho do fotojornalista Antonio Paz, falecido em 2017. A mostra faz uma retrospectiva profissional do homenageado, reunindo trabalhos fotojornalísticos e fotografias de diferentes períodos de sua carreira, que expressam um olhar aguçado e sensível em registros da capital gaúcha e do Rio Grande do Sul.  

Com curadoria de Jonathan Heckler, Claiton Dornelles e Marco Quintana, a exposição é composta por fotos coloridas e em preto e branco, no tamanho 40cm x 26cm e impressas na técnica foam. São imagens captadas em pautas de meio ambiente, esportivas, eventos culturais e registros de paisagens urbanas e naturais.

Antonio Paz começou sua trajetória como repórter fotográfico em 1993 no Grupo Sinos, onde trabalhou até 2003. Depois fotografou pelos jornais Correio do Povo e O Sul. Também foi fotojornalista do governo do Estado no mandato de Yeda Crusius. No Jornal do Comércio, trabalhou como fotojornalista e foi coordenador de Fotografia. Morreu em 17 de novembro de 2016, aos 49 anos, após uma parada cardíaca.

A mostra pode ser visitada até o dia 27 de julho, das 8h30min às 18 horas, no saguão térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Apoio do gabinete do vereador João Bosco Vaz (PDT) e da Seção de Memorial. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)