Cultura

Exposição fotográfica homenageia o vereador Tarciso Flecha Negra

"Nossa Negritude, Distintos Olhares" também estabelece nova fase de luta pelo Museu do Negro

  • Exposição Nossa Negritude, Distintos Olhares
    Dezesseis fotografias destacam diversas atividades do povo negro na capital (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Exposição Nossa Negritude, Distintos Olhares
    Exposição destaca nova fase na luta pala instalação do Museu do Negro (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

“Somente conhecendo a verdadeira história, a população terá orgulho da raça negra. Espero que, admirando os importantes guerreiros negros, essa atitude tão desumana, de desrespeitar o próximo, mude”, expressam as palavras do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) - in memoriam - no banner de abertura da exposição fotográfica Nossa Negritude, Distintos Olhares, no espaço T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. Em homenagem a Flecha Negra e proposta pelo vereador Mauro Pinheiro (Rede), a mostra ficará disponível até o dia 31 de maio. 

Composta por 16 fotografias que retratam fragmentos das riquezas e dos valores culturais negros, as imagens estabelecem a nova fase de luta pelo Museu do Negro em Porto Alegre. Ao todo, são quatro os autores que detêm as paternidades das obras: Fábio Cruz, Jucimara Costa, Luís Pedro Fraga e Nilveo Pereira Chistiano. 

A visitação, de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

História

José Tarciso de Souza nasceu em São Geraldo, interior de Minas Gerais, em 15 de setembro de 1951. Antes de entrar na política, foi jogador de futebol. O clube no qual jogou a maior parte de sua carreira foi o Grêmio Football Porto Alegrense. Pelo clube, foi campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes em 1983. É reconhecido como o jogador que mais atuou com a camiseta do clube, tendo participado de 721 jogos, marcando 226 gols entre 1973 e 1986.

Tarciso mantinha uma escolinha de futebol desde a década de 1990 (chamada Gauchito) e trabalhava com projetos comunitários ensinando futebol às crianças carentes.

Foi eleito vereador em 2008 e reeleito em 2012 e 2016, adotando o nome político de Tarciso Flecha Negra. O vereador faleceu durante exercíco de mandato na Câmara Municipal, em decorrência de um tumor ósseo, na madrugada do dia 5 de dezembro de 2018, aos 67 anos, na capital. 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)