Cultura

Exposição retrata estátuas de fachadas de Porto Alegre

Mostra fica disponível para visitação até o dia 29 de março no espaço T Cultural

Exposição "Estatuárias Fachadistas" do Atelier Laky Gatti - aquarelas.
Trabalhos estão abertos à visitação no T Cultural da Câmara Municipal (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Uma classe de 17 artistas-alunos do grupo Aquarelarte, do Atelier Laky Gatti, apresenta a mostra Estatuárias Fachadistas de Porto Alegre, até o dia 29 de março, no espaço T Cultural da Câmara Municipal. A exposição reúne 40 aquarelas sobre papel, que retratam estátuas do patrimônio artístico/histórico espalhado pela capital.  

Segundo a artista plástica Elisabeth Gatti, que dá nome ao atelier, "esta exposição vem mostrar um patrimônio de grande beleza e que se encontra em nossa cidade". De acordo com Elisabeth, a pressa do dia a dia faz com que as pessoas não reparem no espólio artístico do município. "Várias edificações apresentam obras de arte em suas fachadas, com requintes de elaboração e criatividade", destaca.

Entre as aquarelas expostas estão fachadas do Centro da capital, como a da antiga Confeitaria Rocco, construída em 1913, na rua Riachuelo; a do antigo Cinema Avenida, construído em 1912, na rua General Câmara; a do Palácio Piratini, construído em 1913, na Praça da Matriz; a do Edifício Tuyuty, construído em 1925, na rua Caldas Júnior; a do Banco Santander (lateral direita), construído em 1926, na rua Siqueira Campos. Também fazem parte fachadas do Observatório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), construído em 1928, na avenida Osvaldo Aranha; e da antiga Cervejaria Bopp (atual Shopping Total), construída de 1911 a 1914, na avenida Cristóvão Colombo.

Integram o conjunto de artistas da mostra: Alice Hansen, Bea Amaro, Bira Mros, Carla Hunsche, Doris Victorino, Elaine Veit, Elisabete Zelmanowicz, Gina Luce, Ilse Gebler, Letícia Costi, Marise Souza, Marga Paradeda, Mauren Gomes, Margaret Aerts, Nara Jobim de Azevedo, Regina Veríssimo e Vilna Opitz.

A visitação, de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Mais informações: (51) 3220-4318 (Seção de Memorial). 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

 

Tópicos:Arres PlásticasAquarelas