Tribuna Popular

Faders divulga 1ª Expotai e pede novo pensamento sobre acessibilidade

Roque Bakof disse que a inclusão ocorre com a mudança de atitude de todos os cidadãos.

Tribuna popular: Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul discute primeira exposição de tecnologia assistiva e inclusão. Na foto, o vereador Cassio Trogildo e Roque Noli Bakof, diretor-presidente da FADERS.
Bakof (d) ao lado do vereador Cassio Trogildo (e), durante a sessão desta tarde (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
Presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), Roque Noli Bakof trouxe aos vereadores e vereadoras convite para participação na 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (Expotai). Esse evento, que integrará a Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Centro Humanístico Vida, na Zona Norte. O convite foi feito durante a Tribuna Popular, na sessão ordinária desta segunda-feira (7/8) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Como explicou o presidente da Faders, a 1ª Expotai deverá reunir não apenas pessoas e entidades ligadas à acessibilidade e inclusão, além de empresas que desenvolvem produtos com essas finalidades, mas ainda instituições de ensino. “Será um estímulo para que apresentem seus protótipos”, salientou. “Haverá uma convergência de pessoas, familiares, associações, conselhos de direitos”, disse ainda Bakof ao citar que a exposição também terá oficinas e discussões sobre habilitação, reabilitação, acessibilidade programática, metodológica, arquitetônica e atitudinal. “A sociedade se transforma quando nós temos atitudes”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, ele sugeriu aos vereadores uma reflexão: “Quando o tema pessoa com deficiência vem à pauta, restringimos aos interesses das pessoas com deficiência”. E completou: “Acessibilidade e inclusão dizem respeito ao contexto da sociedade. Cada cidadão diz respeito a esse tema”. Conforme Bakof, embora estes assuntos possam parecer pontuais, dizem respeito ao mundo em que queremos viver. “São dois conceitos que devem ser interpretados, não só para promover a acessibilidade para alguns, mas sob a lógica de que devemos todos nos acessarmos e nos incluirmos”.

“Partilhem conosco dessa convivência, para que possamos identificar o que já existe em tecnologias e experiências, e possamos construir um novo estado de consciência”, salientou Bakof. “Somos nós que construímos o mundo em que queremos viver, e esse mundo, se quisermos acessível, somos nós que daremos conta disso”. Ele igualmente solicitou atenção especial dos vereadores a outro assunto: calçadas. ‘É o espaço para todos se deslocarem, idosos, gestantes, obesos, deficientes. Todo e qualquer cidadão utiliza as calçadas”, destacou, ao agradecer a oportunidade em falar ao plenário.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)