Comissões

Falta de professores em escolas municipais foi tema na CCJ

Falta de professores na rede municipal de ensino nas matérias de Geografia, História e Matemática”
Convidados expuseram dificuldades e lamentaram a ausência da Smed e do Ministério Público (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O vereador Adeli Sell (PT) conduziu, nesta terça-feira (28/8), a reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre que tratou da falta de professores e de merenda na Escolas Municipais de Ensino Fundamental Chapéu do Sol e Lidovino Fanton, localizadas na Zona Sul. Segundo o vereador, as duas instituições abrigam cerca de mil alunos e faltam, na rede pública de ensino, em torno de 600 professores atualmente. 

Na reunião, o presidente do Conselho Escolar, Ericssom Machado, disse estar cansado da falta de comparecimento de representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério Público sempre que convidados para reuniões na Câmara ou nas escolas. “Sempre têm uma desculpa. Não se dão conta de que estão fazendo mal para os alunos e para os pais. Já estamos cansados”, disse, enfatizando a gravidade da carência de merenda para os alunos. “Muitos só comem o que é oferecido nas escolas", frisou. 

O diretor da Escola Chapéu do Sol, Fabricio Carvalho, disse que a falta de professores afeta o andamento das escolas. “Hoje temos professores que deveriam estar em sala de aula atendendo na portaria da escola”, afirmou. Ele salientou que, desde o início do ano, não há professor de matemática. “Acho que agora não recuperamos mais, pois falta pouco para acabar o ano letivo”, lamentou. Carvalho informou que muitos alunos moram longe das escolas e ao chegar deparam com a falta de professores. 

Para Rafael Barros, do Conselho Tutelar Restinga-Extremo Sul, o modelo de gestão adotado pela atual administração municipal é claro. “É desrespeitoso com toda a população de Porto Alegre. Além da Secretaria de Educação, o Ministério Público estadual também é omisso”, disse, lembrando que, em várias oportunidades, foram convidados a comparecer em reuniões para tratar do tema e não se fizeram presentes. 

Como encaminhamento da reunião, Adeli Sell sugeriu a elaboração de um documento que deverá ser enviado ao Ministério Público pedindo providências. “Chegamos ao limite. Vou fazer um documento e submeter aos demais vereadores que compõem esta comissão pedindo providências urgente”, declarou.  

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

Tópicos:falta de professoresvereador Adeli SellCCJensino municipal