Procuradoria Especial da Mulher

Fernanda Melchionna assume presidência da Procuradoria Especial da Mulher

  • Movimentação de plenario.
    Vereadora Fernanda foi empossada hoje como Procuradora Especial da Mulher (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Movimentação de plenario.
    Lourdes Sprenger (e), Nádia, Mônica Leal, Fernanda e Sofia Cavedon: bancada feminina (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A transferência do cargo de presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre foi realizada no início da sessão ordinária desta quarta-feira (4/7), no plenário Otávio Rocha. Assumiu este cargo para o período 2018/2019 a vereadora Fernanda Melchionna (PSol). "Agradeço às mulheres da Câmara pela demonstração de confiança", afirmou a vereadora ao afirmar que pretende fazer de sua presidência neste órgão um instrumento de luta para a defesa das mulheres.

“Afinal de contas não é normal que um país tenha somente 11% de seus representantes políticos mulheres. Assim como não é normal que as mulheres recebam, em média, um salário 30% abaixo da média salarial masculina, sendo que as mulheres negras chegam a receber até 50% abaixo disso", citou a vereadora. "Não pode ser normal que, embora um terço das famílias sejam chefiadas por nós e, além de passar por duplas ou até triplas jornadas, tenhamos que enfrentar planos governamentais que atacam os direitos das trabalhadoras”, apontou igualmente ela.

Durante o ato, a presidente do ano 2017/2018, vereadora Comandante Nádia (MDB), destacou algumas das principais ações promovidas na sua administração. Como lembrou, a Procuradoria realizou diversos seminários temáticos, palestras, exposições e ações que contaram com ampla participação popular. Em março, por exemplo, mês da mulher, ocorreu bate-papo sobre a presença feminina na política e seminário sobre qualificação de assistência à mulheres vítimas de abusos sexuais. Já em maio foi realizada sessão solene para homenagem às mães.

A vereadora também citou debate para se pensar a violência contra a mulher, em junho, entre outras campanhas. “Seja na área da saúde, no aspecto profissional ou no combate à violência, foi muito profícuo. Realizamos trabalhos fora e dentro da Câmara, valorizando mulheres muitas vezes invisíveis, mas que dão todo o suporte ao trabalho dos vereadores", lembrou ela. "Que todas as mulheres possam ser contempladas com a Procuradoria”, disse ainda a Comandante Nádia.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)