Institucional

Fernanda Melchionna e Sofia Cavedon incluídas na galeria Mulheres no Poder

  • Cerimônima de inclusão das fotos das ex-vereadoras Sofia Cavedon e Fernanda Melchionna da galeria das Mulheres no Poder Legislativo. Na foto: da esq. dep. fed. Fernanda Melchiona, vereadora Mônica Leal, dep. est. Sofia Cavedon
    Fernanda e Sofia com a vereadora Mônica Leal, durante a cerimônia (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Cerimônima de inclusão das fotos das ex-vereadoras Sofia Cavedon e Fernanda Melchionna da galeria das Mulheres no Poder Legislativo. Na foto:
    Já com as fotos descerradas, a vereadora Lourdes Sprenger, Sofia, Mônica, Fernanda, deputada Luciana Genro e vereadora Karen Santos (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

As fotos das ex-vereadoras Fernanda Melchionna (PSol) e Sofia Cavedon (PT) foram incluídas, na tarde desta segunda-feira (11/3), na galeria Mulheres no Poder da Câmara Municipal de Porto Alegre. A vereadora Mônica Leal (PP), presidente da Casa, conduziu a cerimônia que ocorreu no saguão do Plenário Otávio Rocha, segundo andar da Casa - onde ficam as imagens -, e contou com a presença de diversos convidados, amigos, assessores e correligionários das homenageadas.

Nas eleições de outubro de 2018, para escolhas em âmbito federal e estadual, Fernanda e Sofia, que antes ocupavam cadeiras no Legislativo Municipal, lograram ser eleitas. Fernanda venceu para exercer o cargo de deputada federal, no Congresso Nacional; e Sofia para ocupar cargo de deputada estadual, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Por este motivo, amabas se afastaram de seus mandatos municipais.

Como de praxe, todas as mulheres que, em algum momento da história da Câmara Municipal da capital, fizeram parte do Poder Legislativo como vereadoras, mesmo que em curtos períodos em exercícios de suplência, acabam tendo suas fotos incluídas nesta galeria.  Atualmente, com os retratos das duas ex-vereadoras, a galeria Mulheres no Poder já conta com 39 representações femininas. 

Biografias

Natural do Alegrete, no RS, Fernanda Melchionna e Silva começou a se interessar por política entre a saída da infância e a chegada da adolescência, aos 13 anos. Antes de ingressar, de fato, na política, trabalhou no Banrisul (está atualmente licenciada). Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), cursou Biblioteconomia - instituição onde atuou no Diretório Acadêmico e no Diretório Central de Estudantes. Em 2008, se elegeu vereadora do Legislativo Municipal com 2.984 votos; em 2012, com 7.214 votos; e, em 2016, foi a candidata mais votada em Porto Alegre, com 14.630 votos. Exerceu a vereança por 10 anos, de janeiro de 2009 a janeiro de 2019. Em 1º de fevereiro deste ano, tomou posse como deputada federal, no Congresso Nacional, em Brasília/DF, quando foi instalada a 56ª legislatura. 

Natural de Veranópolis, nos RS, Sofia Cavedon Nunes é professora, há 32 anos. Ela foi a terceira mulher, em 245 anos de história, a ocupar a presidência, e a primeira figura feminina a ocupar o cargo de Procuradora da Mulher, no Legislativo da capital. Possui graduação (1986) e especialização (1989) em Educação Física, pela Ufrgs; exerceu a função de secretária adjunta da Educação, de 1997 a 2000; foi secretária da Educação de Porto Alegre, de 2003 a 2004; e vereadora da Capital por quase 20 anos (5 mandatos), de 2000 a 2019, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). No dia 31 de janeiro deste ano, Sofia Cavedon (PT) tomou posse como deputada estadual, na Assembleia Legislativa do RS, quando foi instalada a 55ª legislatura.

A galeria Mulheres no Poder é aberta ao público, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255, no bairro Centro Histórico. 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Galeria de FotosDia Internacional da MulherMulheres no Poder Municipal