Comissões

Fórum pela Inclusão Escolar promoverá seminário e semana sobre deficiência

Seminário sobre inclusão de alunos com deficiência ocorrerá nos dias 15 de junho e 10 de agosto

  • Fórum Pela Inclusão divulga seminário "Estatuto da Pessoa com Deficiência: mudanças e desafios para a educação". Na foto: mesa dos trabalhos com os vereadores (ao centro) Mendes Ribeiro, Reginaldo Pujol e Sofia Cavedon
    Semana Municipal de Inclusão Escolar será realizada de 8 a 12 de agosto, no saguão da Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Fórum Pela Inclusão divulga seminário "Estatuto da Pessoa com Deficiência: mudanças e desafios para a educação". Na foto: Dinéia Pires, do Fórum pela Inclusão Social
    Dinéia Pires, do Fórum pela Inclusão Escolar (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) divulgou, nesta terça-feira (24/5), o seminário Estatuto da Pessoa com Deficiência: Mudanças e Desafios para a Educação – que ocorrerá nos dias 15 de junho e 10 de agosto, das 18 às 22 horas, no Plenário Ana Terra - e a Semana Municipal de Inclusão Escolar – de 8 a 12 de agosto, no saguão da Câmara Municipal. Estiveram presentes à reunião representantes do Fórum pela Inclusão Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Governança Local de Porto Alegre.

A professora e coordenadora do Fórum pela Inclusão Escolar, Dinéia Pires, declarou que a inclusão "não pode ser só no discurso", e completou: “Quando a gente se coloca do outro lado, vemos que essa causa ainda tem um longo caminho pela frente”. Dinéia também citou dados do Ministério da Educação a respeito das pessoas com deficiência no Brasil: são 45 milhões no país, sendo 35 milhões deficientes visuais, 13 milhões com deficiências motoras e 2,5 milhões deficientes intelectuais.

Simone Lovatto, professora e funcionária da Secretaria Municipal de Educação (Smed), disse que se coloca à disposição do Fórum, que está promovendo as atividades na Câmara. “Trabalhamos todas as perspectivas de inclusão infantil em todas as escolas municipais”. Paulo Anselmo, da Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL), afirmou que “inclusão também é uma situação de governança”.

O Fórum pela Inclusão Escolar fez um pedido de apoio à Cece para a realização do evento, solicitando um intérprete para pessoas surdas e reprodução do material que será entregue no seminário. O presidente da sessão, vereador Reginaldo Pujol (DEM), declarou que fica sensibilizado com a causa. Também estiveram presentes a vereadora Sofia Cavedon (PT) e o vereador Mendes Ribeiro (PMDB).

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)