Institucional

Foto do acervo do Memorial da Câmara vence seleção nacional

A imagem estampará a identidade visual do 7º Fórum Nacional de Museus, que ocorrerá em Porto Alegre.

Foto ganhadora do 1º lugar no Concurso Sioma Breitman de Fotografia de 2011 - Categoria Digital
O trabalho mais votado na enquete promovida pelo Instituto Nacional de Museus (Foto: André Guimarães Antunes)

Uma foto do acervo do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre foi a grande vencedora da seleção nacional que definiu a imagem que estampará a identidade visual do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM). O evento acontecerá na capital gaúcha de 30 de maio a 4 de junho. Elaborado pelo fotógrafo André Guimarães Antunes, o trabalho foi escolhido em votação popular no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que promove o FNM.

A fotografia do Memorial obteve 38% dos 393 votos válidos na enquete, da qual participaram outros quatro trabalhos. Trata-se de uma imagem em preto e branco - vencedora na Categoria Digital do Concurso Sioma Breitman de Fotografia de 2011 (evento promovido pela Câmara de Porto Alegre) - que exibe uma carroça cruzando a Ponte do Guaíba, tendo a capital ao fundo.

A escolha de uma foto do acervo do Memorial para estampar a identidade visual do 7º FNM valoriza a política de preservação da memória da Câmara e sinaliza os projetos culturais da Casa como referência para memoriais legislativos. O 7º FNM tem como orientação as Recomendações da Unesco de 2015 para a Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções.

Organizado pelo Ibram, o FNM tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus, além de consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus. É ainda um espaço fundamental para intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, instituições de ensino superior, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais. Informações: (51) 3220-4318 (Memorial).

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)