Instalação

Frente defende manutenção da Secretaria Municipal de Esportes

Câmara instala a Frente em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação.

  • Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação.
    Gutierrez reiterou o apoio de escolas à permanência da secretaria (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação.
    Sofia convidou para seminário que ocorrerá no próximo dia 21 (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

A Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação foi instalada na manhã desta terça-feira (14/3) na Câmara Municipal de Porto Alegre, com a presença de vereadores, representantes institucionais e de comunidades, professores, alunos de educação física e cidadãos. Eles defendem a manutenção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). Proponente e coordenadora da Frente, a vereadora Sofia Cavedon (PT) iniciou os trabalhos saudando a presença do ex-vereador Professor Garcia (PMDB), "reconhecido defensor da prática de esportes e dos professores de educação física na cidade".

Sofia destacou que 25 vereadores assinaram o pedido de estabelecimento da Frente. A vereadora agradeceu ao público que lotou as galerias do Plenário Otávio Rocha, mas lamentou a ausência dos representantes do Executivo municipal convidados para o debate. Contrária à reforma administrativa que prevê a extinção da SME, Sofia apresentou um vídeo com as atividades de esporte, lazer e recreação desenvolvidas pela secretaria em praças, parques e centros comunitários.

Cláudio Gutierrez, representante da Associação dos Dirigentes das Escolas de Educação Física do Estado, falou sobre o direito social ao esporte e ao lazer, destacou a importância de proteger as práticas de humanização em prol das relações sociais e as oportunidades que a SME oferece à qualificação dos profissionais de educação física. Ele reiterou o apoio da entidade à mobilização pela manutenção da secretaria.

A professora municipal Eneida Feix apresentou a história da recreação pública de Porto Alegre. O servidor Gilmar Tondin disse que "saúde é o complexo de bem estar físico, mental e social", salientando que as atividades desenvolvidas pela SME promovem a saúde dos cidadãos. Ele informou que o orçamento da SME representa apenas 0,37% do Orçamento Municipal, tendo uma estrutura formada por 83 professores concursados, 95 estagiários e seis cargos comissionados, para atender toda a cidade.

Também se manifestaram contrários à extinção da SME a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Carmem Masson; a representante da Associação dos Trabalhadores da Educação de Porto Alegre, Márcia Louzada; os representantes das faculdades de educação física Ricardo Petersen (Ufrgs), João Francisco (IPA) e Cristiano Neves (Ulbra Canoas) e os representantes da Sogipa, do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas e Políticas Públicas do Esporte, de comunidades e de instituições que participam dos diferentes projetos que envolvem a SME.

Diversos vereadores expressaram solidariedade à manutenção da SME:

Fernanda Melchionna (PSOL) elogiou e incentivou a mobilização dos mais de 100 professores, instituições representativas, idosos e cidadãos que lutam pela permanência de políticas públicas em prol do esporte e da SME. Ela repudiou o argumento "de que a reforma administrativa serve para enxugar o orçamento" e explicou que o investimento no esporte, no lazer e na recreação "significa investir em segurança". 

Airto Ferronato (PSB) afirmou que, "com recursos mínimos, a SME oferece grande contribuição à cidade, que serve de  exemplo ao país". O vereador lembrou que o esporte é o caminho para reduzir os índices de violência.

Roberto Robaina (PSOL) falou que "não há como combater a violência sem investir em educação, cultura, esporte e lazer". O vereador reforçou a necessidade de manter e intensificar a mobilização pela manutenção da SME. 

Comandante Nádia (PMDB), formada em Educação Física, defendeu a SME como forma de promover o desenvolvimento integral, a participação e a segurança dos cidadãos.
 
André Carús (PMDB) propôs visitas às comunidades, lembrando que as estruturas de esportes, recreação e lazer são mantidas pelos contribuintes. O vereador manifestou apoio à SME, observando que "essa é única secretaria com ações voltadas, diretamente, às crianças, aos adolescentes e aos idosos, com abrangência na saúde e na segurança dos cidadãos".
 
Marcelo Sgarbossa (PT) lembrou sua luta em favor do ciclismo e da prática de esportes. O vereador ainda manifestou apoio ao movimento Somos Todos SME.

Antes de encerrar a reunião, Sofia Cavedon convidou os presentes a participarem do Seminário em Defesa da SME, que ocorrerá no dia 21 de março. A vereadora sugeriu uma nova reunião da Frente Parlamentar, com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Záchia Paludo, "para que sejam esclarecidas as causas e os encaminhamentos da proposta da nova estrutura da SME". Ela destacou a necessidade de ações antes do final de abril de 2017, prazo previsto para apresentação das novas estruturas das secretarias, de acordo com a reforma administrativa.

Também participaram da reunião de instalação da nova Frente Parlamentar os vereadores 
João Carlos Nedel (PP) e Dr. Goulart (PTB).  

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)