TRANSPORTE PÚBLICO

Frente Parlamentar defende manutenção do meio passe estudantil

Documento assinado por estudantes será encaminhado para relator da Comissão Especial do Transporte Público

  • Foto: Tonico Alvares/CMPA
    Foto: Tonico Alvares/CMPA
  • Foto: Tonico Alvares/CMPA
    Foto: Tonico Alvares/CMPA

A Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe, presidida pelo Vereador André Carús, reuniu na manhã desta segunda-feira, 5, entidades estudantis para compilar as propostas que serão encaminhadas à Comissão Especial do Transporte Público, cuja leitura do relatório final ocorre nesta terça-feira, 6. Documento assinado pela União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMESPA), União Gaúcha dos Estudantes (UGES), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e 34 Grêmios Estudantis defende a manutenção do meio passe para os estudantes e será encaminhado ao relator da Comissão Especial, Vereador Clàudio Janta, que esteve presente na reunião. Clique aqui para acessar o documento. 

Carús destacou que a restrição ao meio passe reduzirá ainda mais o número de passageiros nos coletivos, ampliando as dificuldades de manutenção do sistema de transporte público. “Com exceção do projeto que aumenta a vida útil dos ônibus, os outros projetos do Executivo que versam sobre o tema continuam parados na Comissão de Constituição e Justiça por acordo. Porém, de lá pra cá, o diálogo da Prefeitura com a Câmara só foi dificultado. O Executivo não reconhece que alguns projetos são ainda mais prejudiciais ao sistema. Nossa intenção é fazer valer o que ouvimos da sociedade”, destacou Carús, que também é vice-presidente da Comissão Especial. Para Carús, a restrição do meio passe pode ampliar a evasão escolar, cerceando o direito de acesso à educação e retirando oportunidades de qualificação para a juventude em Porto Alegre. 

Usando o mesmo argumento de Carús, de que a retirada de benefícios vai reduzir ainda mais o número de passageiros do transporte coletivo e ampliar o uso de transporte por aplicativos, Janta adiantou que defenderá, no relatório final da Comissão Especial, a instituição de subsídio governamental para a manutenção do sistema. 

Vitória Cabreira, presidente da UMESPA, destacou que o problema do sistema de transporte público não está relacionado aos benefícios. “O problema do transporte público é a precarização dos ônibus, é a lentidão, é a falta de segurança. O sistema não é atrativo para a população.” 
Também participaram da reunião os vereadores Fernanda Melchionna, Roberto Robaina e Reginaldo Pujo, o presidente da UEE RS, Álvaro Fernandes, e o presidente da UGES, Gleisson Carvalho.