Dr. Goulart

Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher

O vereador Dr. Goulart protocolou requerimento para estabelecer a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre

Dr. Goulart
O vereador Dr. Humberto Goulart (PTB) protocolou, nesta semana,  o requerimento para instalação da Frente Parlamentar em  Defesa da  Saúde  da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre, para estabelecer debates e  a prática efetiva da Legislação vigente, em benefício da vida destas cidadãs; assim como, promover ações de incentivo a prevenção contra doenças, como o câncer de colo do útero.
Conforme Dr. Goulart, a iniciativa visa condensar e encaminhar à solução ou esclarecimentos as demandas da população feminina, que chegam no Legislativo da capital gaúcha, por diferentes frentes e, ainda, estabelecer políticas públicas que possam ser concretizadas, em menor tempo possível, de acordo com o orçamento municipal, com o aparelhamento da área da  saúde e, ainda, através de parcerias público-privadas.
A Frente Parlamentar é formada por um vereador de cada bancada  partidária, por representantes da  sociedade civil e organizada; assim como, está aberta  aos cidadãos interessados no tema. Em  sua exposição de motivos para estabelecer esse  trabalho, o vereador Dr. Goulart lembrou que as  mulheres possuem uma  rotina diferente, para atender o que lhe é imposto socialmente e, "em muitos casos, não possui a oportunidade de tradar da sua saúde e preservar a própria vida, em função de diferentes questões sociais, culturais, econômicas e administrativas". 
Ao defender a aprovação e estabelecimento dessa Frente Parlamentar em Defesa  da  Saúde da Mulher, Dr. Goulart destacou que as mulheres são a maioria da população brasileira (52%) e são consideradas as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) por diferentes motivos. O parlamentar citou dados técnicos que acusam que as mulheres vivem mais que os homens; porém adoecem mais.  Ele observou, ainda, que "por ano, no Brasil, as mortes entre mulheres por causa do câncer de mama chegam a 11 mil e cerca de 5 mil morrem por causa do câncer no colo do útero". 
 Dr. Goulart acredita que esse trabalho terá a adesão dos colegas, afirmando seu desejo de contar com o apoio das quatro vereadoras eleitas, para essa Legislatura.  O parlamentar é também, autor do requerimento para reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa  da  Pessoa Idosa e apoiador da Frente Parlamentar em Defesa  da  Saúde do Homem.