TRANSPORTE PÚBLICO

Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe vai a votação nesta quarta-feira

Iniciativa protocolada por Carús atende à solicitação de estudantes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Requerimento que prevê a constituição da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe deve ser apreciado pelo Plenário da Câmara na sessão desta quarta-feira, 16. A iniciativa protocolada pelo Vereador André Carús atende à solicitação da União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMESPA).

O objetivo, conforme Carús, é debater com profundidade o pacote de projetos do Executivo que restringi a gratuidade do transporte coletivo, altera as isenções do pagamento de tarifa e aumenta a vida útil dos veículos. Uma das propostas visa limitar o meio passe estudantil, conquista histórica de jovens e adolescentes existente há 62 anos na cidade.

“Acatamos a solicitação dos estudantes e protocolamos este requerimento para a constituição da Frente, que irá tratar não apenas tratar da restrição do benefício estudantil, mas também de outras categorias atingidas pelos projetos, como idosos, brigadianos, guardas municipais e pessoas com deficiências”, destacou o Vereador. Para Carús, no caso específico do meio passe estudantil, o corte do benefício poderá provocar evasão escolar. “Muitos estudantes, que hoje se utilizam do benefício, podem não mais frequentar a escola pela dificuldade que terão para se deslocar”

Conforme Carús, com a aprovação da iniciativa, a intenção é instalar a Frente Parlamentar ainda em agosto.