Pauta

Frente pela manutenção da SME será instalada nesta terça

Ato de instalação da Frente será realizado às 9h, no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal.

Parques e praças esportivos
Atividades promovidas pela SME estarão em pauta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Nesta terça-feira (14/3), às 9 horas, ocorrerá a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação na Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento será no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico).

Autora da iniciativa, a vereadora Sofia Cavedon (PT) será a coordenadora da Frente, que atuará, em especial, pela manutenção da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Recreação (SME) da Capital. Na oportunidade, conforme Sofia, os objetivos da Frente Parlamentar serão apresentados e será constituída a sua comissão coordenadora. “Também teremos a manifestação do Fórum em Defesa da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Recreação e a apresentação de vídeo das atividades e organização da SME”, destaca a vereadora.

Sofia salienta a necessidade de uma estrutura garantidora da política pública, com orçamento, planejamento e gestão próprios. “Está evidenciada essa necessidade nas inúmeras atividades, como a oferta de piscinas comunitárias, aulas de ioga, grupos de dança, torneios de xadrez, rústicas, passeios ciclísticos, campeonatos de futebol, campeonato de basquete, beach tênis, entre as mais de 30 práticas desportivas e de lazer que são desenvolvidas nas 18 unidades recreativas - sete centros comunitários, nove parques e praças e dois ginásios municipais, além de espaços públicos como orla e avenidas, com 83 professores e 95 estagiários.”

Na instalação ocorrerão depoimentos e serão colhidas propostas para o funcionamento da Frente. Serão convidados para compor a Frente Parlamentar, além dos vereadores e das vereadoras, entidades, conselhos, universidades, comunidades, usuários, professores e profissionais da área.

Texto: Marta Resing (reg. prof. 5405)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)