Defesa Civil

Fundo Municipal da Defesa Civil: aprovado

O fundo será responsável por não somente minimizar os efeitos desses desastres naturais, com a prestação de socorro e amparo as pessoas atingidas, mas, principalmente, desenvolver medidas preventivas

Aprovado, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Fundo Municipal da Defesa Civil, projeto do vereador Mendes Ribeiro, que possibilitará o recolhimento de recursos de fontes diversas -  como entes governamentais, pessoas físicas e jurídicas - para o enfrentamento de intempéries como a capital passou em outubro de 2015, janeiro de 2017, no último dia 1º e que tendem a ser ainda mais regulares.

“Evidente que não podemos controlar os fenômenos naturais e nem todos os problemas estruturais que a cidade possui podem ser resolvidos do dia para noite. Mas, é nosso dever antever, precaver e criar medidas para estes momentos. O discurso ‘foi culpa da chuva’ não pode ser válido. Essa iniciativa já é realidade em algumas capitais brasileiras, a exemplo cito Curitiba”, destacou Mendes.

O fundo será responsável por não somente minimizar os efeitos desses desastres naturais, com a prestação de socorro e amparo as pessoas atingidas, mas, principalmente, desenvolver medidas preventivas.

                “Nós temos uma estrutura atenciosa e eficaz da Defesa Civil, porém, em situações extremas, foge do seu alcance devido a falta de recursos. As medidas necessárias não podem aguardar que o município decrete estado de emergência e execute os procedimentos para a chegada dos valores estadual ou federal de auxílio, para isso o fundo irá captar, gerir e aplicar os recursos financeiros destinados para tal”, completou.

Com campanhas durante todo o ano e nas intempéries, os doadores saberão para onde direcionar o auxílio, procedimento que durante os acontecimentos nem sempre são de forma ágil e seguindo um critério de necessidade.