Tribuna Popular

Fundo promove campanha de captação de recursos para projetos com idosos

Conselho Municipal do Idoso também destacou apoio da Câmara Municipal na realização de fóruns temáticos

Porto Alegre – Cidade Amiga do Idoso, captação Fundo Municipal do Idoso – FUMID, V Fórum Social Mundial Idosos. Na foto, Lélio Luzardi Falcão.
Lélio Falcão afirmou que a capital, entre cidades do Brasil, é uma das que melhor usa recursos do Fundo de Idosos (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Sensibilizar vereadores e pessoas ligadas à Câmara Municipal de Porto Alegre para que participem e divulguem campanha de captação de recursos promovida pelo Fundo Municipal do Idoso (Fumid), via renúncia fiscal, foi um dos objetivos do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) ao ocupar a Tribuna Popular da sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (19/9). “Vamos deixar os recursos no Rio Grande do Sul, em nossas esquinas, em locais que conhecemos”, pediu Lélio Luzardi Falcão, ao falar pela agremiação.

Conforme explicou Falcão, atualmente 19 entidades, entre as quais listam-se hospitais, instituições culturais e recreativas, além de locais de acolhimentos como o Padre Cacique, têm projetos voltados para a promoção e atendimento de pessoas da terceira idade aprovados pelo Conselho Municipal do Idoso (Comui). “Se trabalharmos bem, acreditamos que podemos aumentar entre 50 e 70% as contribuições”, salientou ao lembrar que, em 2018, foram captados mais de R$ 18 milhões. “Porto Alegre é a cidade do Brasil que melhor tem utilizado o Fundo Municipal do Idoso”, completou.

Fórum

Na oportunidade, Falcão agradeceu o apoio recebido da Câmara Municipal para a realização dos chamados fóruns temáticos. “Esta Casa acolheu (em anos anteriores) diversas oficinas e seminários. E já garantimos, para 2020, nos dias 27 a 31 de janeiro, espaços para o V Fórum Social Mundial do Idoso”, comemorou. Ele também destacou que, desde 2015, por trabalho desenvolvido pelo Comui, Porto Alegre é distinguida como Cidade Amiga do Idoso, reconhecimento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Este título se refere ao desenvolvimento de plano de ação que mudou o paradigma do velho: não se fica esperando morrer, mas se trabalha ainda e muito”. 

Assembleia

Lélio Falcão revelou igualmente que uma das ambições do Conselho Municipal do Idoso é trazer para Porto Alegre a terceira assembleia mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS/ONU) voltada as  faixas etárias mais altas da população. “Poderíamos reunir aqui, em 15 dias, de 40 a 50 mil pessoas debatendo mudanças para um paradigma do envelhecimento ativo e saudável, transformando os idosos de um problema em uma solução”. Como salientou o orador, estas situações já estão acontecendo em várias partes do mundo, quando se percebe que mais e mais idosos são presenças em viagens de turismo e eventos culturais, entre outras atividades.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)