Escola do Legislativo

Gabinete Lixo Zero abre ciclo sobre sustentabilidade no trabalho

O evento vai ocorrer às terças-feiras até 19 de julho na Câmara

Gabinete Lixo Zero
Fabiola ressaltou a importância de reduzir a produção de resíduos (Foto: Josiele Silva/CMPA)

A palestra Gabinete Lixo Zero, proferida por Fabiola Pecce, marcou, nesta terça-feira (28/6) pela manhã, o início de um ciclo sobre questões de meio ambiente promovido pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria com a ONG Fundação Ecossis Mata Atlântica. Nos dias 5 e 19 de julho, Bianca Tessele e Thaiana Lima falarão sobre o tema 5S e 3R no Trabalho. Completando o ciclo, Magnum Eltz abordará, no dia 12 de julho, o tema Sustentabilidade no Ambiente de Trabalho.

Em sua abordagem, Fabiola destacou que qualquer gabinete pode, diante da vontade dos servidores, mudar conceitos e atitudes para receber a certificação de Gabinete Lixo Zero. Entre as transformações, ela salientou que é preciso entender a diferença entre descarte e encaminhamento dos resíduos separados na sua origem e também a necessidade de manter, nos menores níveis possíveis de volume, os materiais recicláveis, citando como exemplo o papel, que aumenta mais de 10 vezes de volume quando uma folha A4 é amassada em formato de uma bola.

Formada em Comércio Exterior, com especialização em Logística Reversa, Fabiola falou sobre o projeto em curso na Capital para a criação de um Distrito Lixo Zero, em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no Bairro São Geraldo, no 4º Distrito. Nesta região de Porto Alegre, foram identificadas as quadras com maior número de descarte irregular de resíduos na cidade. “A ideia é transformar o espaço em polo para visitação turística”, ressaltou.

De acordo com ela, pesquisas apontam que cada brasileiro produz, em média, 1,2 quilo de resíduos por dia, 36 quilos/mês e 432 quilos/ano, e que o pior impacto do descarte irregular ocorre na qualidade da água, um bem natural fundamental à humanidade. Fabiola disse que a ausência da iniciativa pública e coletiva está elevando o problema causado pelo aumento da população mundial e da cultura de consumo. Segundo a palestrante, agora, diante da escassez de matérias-primas, surgem os primeiros sinais de alerta para as grandes empresas.  

Todas as palestras do ciclo terão início às 10 horas e acontecerão na sala de cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (no mezanino do Salão Adel Carvalho). A programação é aberta a servidores da Câmara Municipal e aqueles que tiverem frequência nas quatro palestras receberão cerificado de seis horas/aula. As inscrições dos interessados devem ser encaminhadas na sala 348.

Organização para o trabalho

O conceito de 5S possui como base cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar sua nomenclatura. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. A principal ideia por trás do 5S é manter o local de trabalho organizado, limpo e produtivo.

Já Reduzir, Reutilizar e Reciclar são os princípios que formam os 3R da sustentabilidade, ações práticas que projetam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e meio ambiente. Adotando essas práticas, conforme vão defender as palestrantes da Fundação Ecossis Mata Atlântica, será possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)