Institucional

Garcia participa do Acendimento do Fogo Simbólico da Pátria

Cerimônia ocorreu domingo, na Usina do Gasômetro Foto: Ederson Nunes
Cerimônia ocorreu domingo, na Usina do Gasômetro Foto: Ederson Nunes
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), participou na tarde deste domingo (17/8) da tradicional solenidade de Acendimento do Fogo Simbólico da Pátria. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e a Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, o evento ocorreu na Usina do Gasômetro e contou com a participação da Banda Municipal de Porto Alegre, autoridades e convidados.

Realizada desde a década de 1930, a solenidade de acendimento do Fogo da Pátria, nessa edição, faz uma homenagem ao centenário do compositor Lupicinio Rodrigues. “Lupi é um dos maiores personagens da cultura do nosso país. No dia 16 de setembro, a Câmara Municipal concederá o titulo de Cidadão Honorário de Porto Alegre (in memorian) a esse grande homem. Além disso, estamos trabalhando para a criação do Bairro Lupi na Capital”, disse Garcia, que também enfatizou que a cerimônia é uma manifestação de amor à pátria.

O vice-prefeito, Sebastião Melo, afirmou que a República pressupõe igualdade de direitos para todos, mas que isso infelizmente ainda não acontece. “Falta o sentimento de comunidade e sobra individualismo”, disse ele, que fez a entrega da pira aos atletas que deram início à 77ª Corrida do Fogo Simbólico. A chama ficará acesa até o final das festividades da Semana da Pátria.

História

Em 1937, no Rio Grande do Sul, um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do fogo, companheiro do homem desde a Pré-História e que, nos tempos modernos, passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o território nacional, em peregrinação cívica. A Liga da Defesa Nacional se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num pequeno percurso de 26 quilômetros entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)