Sessão Solene

Gildásio Alves de Oliveira é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene entrega Título de Cidadão de Porto Alegre a o sr. Gildásio Alves de Oliveira. Na foto: Vereador Idenir Cecchim, o homenageado, sr. Gildásio de Oliveira e o proponente da homenagem, vereador Márcio Bins Elly.
    O homenageado recebeu a distinção proposta por Márcio Bins Ely (d) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Sessão Solene entrega Título de Cidadão de Porto Alegre a o sr. Gildásio Alves de Oliveira. Na foto: o homenageado, sr. Gildásio de Oliveira na tribuna do plenário.
    Nascido na Bahia, Gildásio lembrou sua trajetória na capital gaúcha (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal entregou, nesta sexta-feira (23-9), o Título de Cidadão de Porto Alegre a Gildásio Alves de Oliveira, em sessão solene promovida no Plenário Ana Terra. Proponente da homenagem, o vereador Márcio Bins Ely (PDT) enalteceu as qualidades de Gildásio e listou seus extensos serviços sociais realizados sobretudo no Rotary Club e na Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan). "Aprendi no convívio com o Gildásio a admirar um homem íntegro, correto, justo, de reputação ilibada. Trata-se de um exemplo moral a ser seguido por todos nós", disse Bins Ely.

O vereador lembrou que o Título de Cidadão de Porto Alegre é a mais alta honraria concedida pela Câmara e só pode ser indicada uma vez a cada ano por cada parlamentar, o que torna a ocasião ainda mais especial. "A Câmara, com muita honra, reconhece o extenso trabalho realizado por você, Gildásio, nesses anos todos. Trata-se de uma homenagem justa e mais do que merecida, como forma de retribuição pelo seu inestimável trabalho, sempre visando ao bem do próximo", disse Bins Ely.

Gildásio agradeceu aos seus amigos, familiares, colegas de Rotary e a todos que fizeram parte de sua vida. Natural da cidade de Encruzilhada, na Bahia, onde nasceu em 3 de julho de 1941, o homenageado lembrou a sua trajetória de décadas em Porto Alegre, onde está desde 1963. "É com imenso prazer que venho até esta Casa receber essa homenagem, que divido com todos os amigos, familiares e pessoas com quem convivi e desenvolvi atividades sociais, profissionais e pessoais", afirmou.

"Quero agradecer primeiramente a Deus, criador do Universo, em seguida aos meus familiares e em especial aos meus filhos e 
a minha esposa, que aqui se encontra, com quem tenho dividido os mais importantes momentos da minha vida. Estou há 54 anos nesta majestosa e acolhedora cidade. Estamos sempre aprendendo e crescendo com todos os valorosos amigos que nos cercam. É uma emoção muito grande", finalizou Gildásio.

Histórico

O homenageado: Gildásio Alves de Oliveira nasceu na cidade de Encruzilhada, na Bahia, em 3 de julho de 1941. É técnico em contabilidade, telegrafista e empresário no segmento de higiene pessoal. Desde março de 1963, mora em Porto Alegre, onde veio a passeio, a fim de visitar um irmão que aqui residia, tendo, então, se identificado com a cultura e com os costumes da cidade e aqui permanecido. Gildásio é, portanto, gaúcho há mais de 51 anos. Iniciou sua atividade profissional aos 15 anos, trabalhando no Departamento dos Correios e Telégrafos.

Mais tarde, na Johnson & Johnson, atuou durante 29 anos, tendo ingressado na empresa em abril de 1967, como vendedor-viajante. Conquistou posições e, em 1977, assumiu a função de gerente regional, principal função da empresa no sul do País. Associou-se ao Rotary Club de Porto Alegre Norte em novembro de 1986 e ocupou todas as funções no seu conselho diretor. Em 1992 e 1993, atuou como 2° secretário na diretoria executiva da Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre (Furpa). Foi presidente do Rotary Club de Porto Alegre Norte no exercício 1993-1994. Atuou como governador-assistente no ano rotário 2007-2008, na gestão do governador Rony Horn. 

Na gestão 2009-2010, atuou também como um dos assessores especiais do governador do Rotary Paulo Meinhardt. Foi eleito para o cargo de governador distrital para o ano rotário 2012-2013. Como gestor, representou o presidente internacional do Rotary na coordenação das atividades dos 59 clubes do Distrito 4670. Prestou serviço voluntário como diretor no Instituto de Amparo ao Excepcional (Inamex), de 1991 a 1998, como vice-presidente do conselho deliberativo e como presidente do conselho fiscal.

Há 25 anos, Gildásio dedica-se plenamente ao trabalho voluntário na Spaan, entidade filantrópica sem fins lucrativos que abriga e cuida de idosos em risco de vulnerabilidade social, sendo que, por oito anos consecutivos, como presidente.

Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)