Artes Visuais

Grupo de Pintura do Parque Alim Pedro expõe na Câmara

A exposição marca os 20 anos do atelier que funciona no espaço de esportes e lazer do Bairro IAPI

  • Exposição Grupo de Pintura do Parque Alim Pedro
    As pinturas ficam até o dia 1º de novembro no espaço T Cultural (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Exposição Grupo de Pintura do Parque Alim Pedro
    Vistas do IAPI e do Parque Alim Pedro (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
Um total de 78 trabalhos de artes compõe a exposição Fazendo História – 20 Anos do Grupo de Pintura do Parque Alim Pedro, aberta no dia 17, com visitação até 1º de novembro no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre. São obras sobre tela, fotografias, desenhos e fragmentos de instalações que retratam paisagens, flores, animais, figuras humanas e vistas do parque situado no Bairro IAPI, na Zona Norte. O evento tem apoio do Memorial do Legislativo, do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) e da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). 

Os trabalhos expostos resgatam várias coletivas já realizadas pela oficina do Alim Pedro: ArteVila, que ocorre uma vez por ano na área externa do parque e na biblioteca do bairro; Encantos e Recantos, montada em 2011 para celebrar os 60 anos do parque; Redescobrir, de 2013, uma instalação que homenageou os 20 anos da SME; Arte na Bola, de 2014, exibida na entrega da revitalização do parque; Cores e Formas, de 2015, que marcou os 40 anos da Biblioteca Romano Reif; e Nossa Porto Alegre, de 2016, alusiva à Semana de Aniversário de Porto Alegre.     

O Grupo de Pintura do Parque Alim Pedro foi criado há 20 anos por iniciativa da artista plástica Enoêmia Lendecker em parceria com a SME. Desde então, toda sexta-feira a sala de ginástica do parque se transforma em atelier de artes. Além de desenvolver a criatividade, o objetivo do grupo é cultivar a convivência, a amizade, a cooperação e o compartilhamento do saber. 

A mostra na Câmara reúne obras de 14 integrantes do grupo: Avany Tonin, Glória Vianna, Janete Siervo, Marinês Flores, Marlene Cadó, Noemi Rodrigues, Paula Silva, Cristiane B. Pereira, Heloísa Araújo, Leyda Machry, Mariene Jaeger, Miriam Ferreira, Noêmia Flores e Sônia Kern. A exposição pode ser visitada das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, com entrada gratuita. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)