Tribuna Popular

Grupo pede liberação de terreno para horta comunitária urbana

Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico solicitou apoio do legislativo na Tribuna Popular

  • Importância das hortas comunitárias no espaço urbano. Na foto: Público nas galerias do plenário.
    Grupo quer ocupar espaços públicos para implantar hortas comunitárias (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Importância das hortas comunitárias no espaço urbano. Na foto: Diretora-secretária da Associação de hortas coletivas do centro histórico, Carolini Kolinski na tribuna do plenário.
    Carolini representa a Associação das Hortas Coletivas (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
Em período destinado à Tribuna Popular, durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (23/11), a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu a diretora-secretária da Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico (AHCCH), Carolini Kolinski de Lima. Na ocasião, em que foi discutida a importância das hortas comunitárias no espaço urbano, a associação pediu apoio aos parlamentares para a liberação de um espaço na rua José do Patrocínio, de propriedade da Prefeitura Municipal, para a implantação de uma horta comunitária.

A engenheira agrônoma iniciou sua explanação explicando como ocorreu a formação da entidade. “Somos um grupo de vizinhos que se conheceu através das redes sociais e marcamos vários encontros e reuniões abertas em locais públicos para compartilhar experiências”, contou, dizendo que a AHCCH surgiu a partir da necessidade de formalização do grupo junto ao poder público.

“Nosso objetivo principal é criar e manter hortas urbanas a partir do princípio agroecológico”, salientou Carolini. Ela afirmou que o grupo tem intenção de não produzir apenas alimentos orgânicos. “Pretendemos cultivar também plantas aromáticas, chás, condimentos e temperos, além de resgatar as plantas medicinais”, sublinhou, acrescentando que a promoção do bem-estar social dos indivíduos é indispensável nos cuidados com a saúde.

Segundo a diretora da AHCCH, a entidade busca a liberação de um terreno na rua José do Patrocínio (nº 66), para a criação de uma horta comunitária. “Esse espaço pertence à prefeitura e está ocioso há mais de dez anos”, atestou, solicitando apoio dos vereadores para convencer o poder Executivo. “Se não este, pode ser outro terreno dentro do bairro, onde possamos desenvolver um projeto de estímulo à alimentação saudável e cuidado como o meio ambiente”, declarou.

Carolini de Lima enfatizou ainda a principal meta da associação. “Além de revitalizar espaços, queremos revitalizar as pessoas, transformando algo negativo (terreno ocioso) em algo positivo para a comunidade”, assegurou, garantindo que a AHCCH conta com o apoio de grupos de extensão rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Rede Minha Porto Alegre e Escola Municipal Porto Alegre (EPA), onde já são realizadas oficinas e ações com foco em hortas comunitárias.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)