Sessão Solene

Guarda Municipal recebe homenagem pelos 115 anos

Krieger, Braga Rosa, Botini e Celeste  Foto: Fernanda Fell
Krieger, Braga Rosa, Botini e Celeste Foto: Fernanda Fell

No ano em que completa 115 anos de fundação, a Guarda Municipal de Porto Alegre recebeu, nesta terça-feira (13/11), no Plenário Otávio Rocha da Câmara, homenagem em sessão solene proposta pela Mesa Diretora da Casa. Cerca de 70 agentes prestigiaram a cerimônia, conduzida pela presidente da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT), que contou com a presença do comandante da Guarda Municipal, Nilo Botini, e do secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Kevin Krieger.

Criada em 1892, a Guarda Municipal integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU). É responsável por programa como o Vizinhança Segura, que abrange, entre outros, o Disque Pichação, e o Núcleo de Ações Preventivas (NAP), que atua junto às escolas da rede municipal de ensino.

Com cerca de 570 servidores na Administração Centralizada, a Guarda Municipal conta ainda com os serviços de mais de 200 agentes distribuídos pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), de Habitação (Demhab) e de Limpeza Urbana (DMLU). Também é computada na pasta a segurança de 414 próprios do patrimônio público municipal.

Em nome da Mesa Diretora, proponente da homenagem, o vereador Newton Braga Rosa (PP) destacou o momento como singular da Guarda. Lembrou que, nos últimos três anos, por exemplo, a instituição adequou-se ao Estatuto do Desarmamento, com a qualificação do efetivo para a utilização de armas de fogo pelos agentes.

“Hoje, existem cursos que estão qualificando a Guarda, como de Sociologia da Violência e de treinamento para manuseio de arma de fogo", disse. "Somente a presença da Guarda evita ocorrências que não queremos na nossa sociedade.” O vereador ressaltou o trabalho dos agentes em parques e praças e anunciou que a Câmara instituiu a data de 3 de novembro como o Dia da Guarda Municipal, passando a integrar o calendário de eventos da cidade.

O comandante Nilo Botini recebeu, em nome da Guarda, o diploma pela homenagem dos 115 anos da entidade. Destacou o reconhecimento dos parlamentares da Capital, referindo-se à coletividade da instituição. “Quando nós vestimos este uniforme, formamos a Guarda Municipal", afirmou. "Quando um de nós é humilhado, todos somos humilhados. Quando um é elogiado, todos recebemos o elogio.” Para Botini, o Legislativo da Capital é parceiro da Guarda e a apóia por meio de projetos.  “Acompanha nosso trabalho junto às comunidades e às escolas, em palestras”, destacou.

Manifestaram-se em nome de suas bancadas os vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB), Ervino Besson (PDT), João Antonio Dib (PP), Clênia Maranhão (PPS), Carlos Todeschini (PT) e Luiz Braz (PSDB). Representando a governadora do Estado, Yeda Crusius, estava o coronel Dalmo Itaboraí do Nascimento, chefe da Casa Militar do Rio Grande do Sul.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)