Debates

História e perspectivas do Orçamento Participativo são temas de seminário

Presidente Cássio Trogildo participa da abertura e destaca a consolidação do OP em Porto Alegre.

  • Presidente participa do 1º Seminário do Memorial do Orçamento Participativo.
    Debates visam resgatar a história bem como discutir alternativas para o futuro do OP (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Presidente participa do 1º Seminário do Memorial do Orçamento Participativo. Na foto, o presidente da Câmara, Cassio Trogildo (Camisa Xadrez).
    Deputado Villaverde e vereadores Adeli e Trogildo na abertura das atividades (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

Na manhã desta sexta-feira (19/5), o presidente da  Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cássio Trogildo (PTB), participou da solenidade de abertura do I Seminário do Orçamento Participativo (OP) - Memória, Sociedade e Perspectivas. O evento, promovido pelo vereador Adeli Sell (PT), está sendo realizado pela manhã e tarde de hoje, no Plenário Ana Terra do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital. A programação inclui a participação do ex-prefeito e ex-governador Olívio Dutra, como palestrante, em painel que trata da origem deste instrumento de participação popular.

Na oportunidade, Cássio Trogildo destacou que "o Orçamento Participativo completa 28 anos de uma história muito rica".  Ele observou que o OP teve dois momentos marcantes: "quando, ao final da Administração Popular no Executivo Municipal, houve a dúvida se o então prefeito Fogaça daria continuidade e, na campanha eleitoral de 2016, em que o tema não foi citado pelos candidatos". O vereador ressaltou que o OP está incorporado à cultura da cidade, lembrando de sua participação no processo de manutenção desse instrumento, além de manifestar a importância do resgate da história, e de se refletir sobre o tema e suas perspectivas.

Adeli Sell agradeceu as presenças e, em especial, ao vereador Cássio Trogildo, ao salientar que "debates, como esse, são importantes para a sustentação do Legislativo Municipal". Adeli explicou que esse Seminário é a primeira ação para resgate da história e promoção do OP em Porto Alegre, e informou que ocorrerão novos encontros e discussões, de forma descentralizada, em diferentes comunidades da Capital gaúcha. O vereador revelou, ainda, que será organizado um memorial do Orçamento Participativo e encontros para trocas de experiências internacionais.

Também participaram da abertura do seminário, a vereadora Sofia Cavedon (PT), os deputados Adão Villaverde (PT) e Nelcinho Metalúgico (PT), pesquisadores, sociólogos, professores, escritores, representantes do Executivo Municipal, líderes comunitários, conselheiros do OP, assessores parlamentares e representantes institucionais e de organizações não governamentais.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)