Homenagem

Câmara homenageia Dia do Panificador

Armazém da Esquina, de Antônio Hoffmann (com diploma), foi homenageado Foto: Caroline da Fé
Armazém da Esquina, de Antônio Hoffmann (com diploma), foi homenageado Foto: Caroline da Fé


Na ocasião, o Armazém da Esquina recebeu a placa de Padaria do Ano

Em solenidade realizada, nesta teça-feira à tarde (20/6), na Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Span), a Câmara Municipal prestou homenagem ao Dia do Panificador - evento que acontece desde 2002. Durante a solenidade, o proprietário do Armazém da Esquina, escolhida como a Padaria do Ano, Antônio Hoffmann, recebeu das mãos do presidente do Sindipan, Arildo Bennech, o diploma alusivo à homenagem, além de uma placa.

Hoffman destacou a parceria com seu sócio Carlos Alberto, a qual classificou de "casamento perfeito". Ele disse que optou pela panificação, uma vez que não vislumbrava grandes possibilidades de futuro em sua profissão original, a de professor de Educação Física.

Ervino Besson (PDT), proponente da homenagem, salientou que "fui e ainda sou um panificador". Ele completou dizendo que o Dia do Panificador - cuja data oficial no Município é 8 de abril -, é uma data muito especial para ele e destacou que, hoje, a tecnologia diminuiu o tamanho dos aparelhos e as lojas ficaram mais bonitas. "Mas o panificador nunca se descuidou da qualidade do pão produzido", reiterou.

Para Bennech, o governo estadual contribuiu de forma decisiva com a categoria, ao conceder isenção ao pão francês. Ele classificou Besson como representante da bancada dos panificadores na Câmara. O presidente do Legislativo, vereador Dr. Goulart (PDT), falou da origem do pão, que remonta ao ano 5.000 a.C., mais tarde passando a ser fabricado nos mosteiros da Idade Média.

Fundada em 1931, a Span completa 75 anos de atividades neste ano. Entidade filantrópica e sem fins lucrativos, ela alberga 150 idosos. Segundo seu presidente, Ederon Amaro Soares da Silva, a entidade sobrevive de doações em dinheiro, calçados, roupas e outros utensílios usados, vendidos a preços simbólicos e cuja renda reverte à Casa, além de parceiros e comunidade. Prestigiaram o evento o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), Márcio Bins Ely (PDT), e o ex-presidente do Legislativo e secretário estadual de Educação, José Fortunati.

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)