Homenagem

Danúbio Gonçalves agraciado na Câmara

Danúbio e Carrion seguram diploma recebido pelo artista na Câmara Foto: tonico alvares
Danúbio e Carrion seguram diploma recebido pelo artista na Câmara Foto: tonico alvares

Em Ato Solene realizado na noite desta terça-feira (20/6), a Câmara Municipal outorgou ao artista plástico Danúbio Villamil Gonçalves o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues. Natural de Bagé (RS), Danúbio tem sua arte reconhecida em vários recantos do mundo, onde participou em ateliês de pintores e artistas famosos. Atualmente, é membro do Atelier de Arte de Porto Alegre. Por sua contribuição à arte na Capital, recebeu em 1992 o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre e a Comenda Pedro Weingarten, ambos do Legislativo.

Em sua fala, Danúbio disse que a arte tem sido um rio que corre por suas veias. Ao afirmar que o processo tecnológico trouxe progresso à civilização, reconheceu também que o oportunismo mercadológico trouxe agressão ao meio ambiente, através dos agrotóxicos e outros agentes que poluem a natureza.

Proponente da homenagem, Raul Carrion (PCdoB) enumerou os títulos, cursos e trabalhos realizados por Danúbio e que muito contribuíram com a cultura, não só da Capital como de todo o Estado e País. Ele destacou a obra Ser ou Não Ser Arte, onde o artista condena os discursos vazios.

Para a vereadora Margarete Moraes (PT), Carrion foi muito feliz em dar um prêmio artístico de um músico ao um artista plástico, pois ela considera Lupicínio, assim como Danúbio, “marca registrada” do nosso Estado.                                                      

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)