Segurança Pública

Honra ao Mérito para o GOE

A homenagem marca a passagem dos 50 anos do GOE, comemorados em 22 de maio do ano que vem.

GOE
GOE

O vereador Delegado Cleiton protocolou, nesta quarta-feira (07/12), o projeto de resolução que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao GOE – Grupamento de Operações Especiais da Polícia Civil do RS. A homenagem marca a passagem dos 50 anos do GOE, comemorados em 22 de maio do ano que vem.

Segundo o parlamentar, é notório a toda a sociedade  gaúcha o papel essencial do grupamento em prol da Segurança Pública e na proteção de direitos e garantias individuais e coletivas da população. “O reconhecimento é ao trabalho contínuo, árduo, sólido e respeitado que tem sido feito, ao longo destes 50 anos, pela unidade que congrega a inteligência, força física, agilidade operacionais nos padrões dos melhores grupamentos de polícia do mundo”, afirmou.

O GOE foi o primeiro grupo tático do Brasil e um dos primeiros do mundo (anterior, inclusive ao esquadrão Swat, pioneiro nos EUA, criado em 1970), apto à realização de atividades de polícia não convencionais. Criado em 1967, no governo de Euclides Triches, pelo Superintendente de Serviços Policiais da época, tenente coronel Pedro Américo Leal, o GOE teve como primeiro chefe o comissário de polícia Valdevino Francisco da Silva.

“O GOE, ao longo de seus 50 anos, construiu um histórico irretocável de trabalho, dedicação e profissionalismo com a Segurança Pública”, afirma o vereador. O grupamento é coordenado, desde 2012, pelo delegado de polícia Bolívar dos Reis Llantada.

Hoje, o GOE conta com 41 integrantes e pode ser qualificado como uma equipe “multitarefa”, contando com vários segmentos, entre os quais o Serviço Policial Operacional, que faz o traslado dos presos de todos os órgãos policiais de Porto Alegre e Região Metropolitana até as casas penais; Grupo de Resgate e Intervenções, para o gerenciamento de crise e apoio em operações policiais; Casa de Custódia Policial, onde são mantidos os presos com prerrogativas de prisão especial; e a secretaria, onde são desenvolvidos os projetos administrativos do grupamento. O GOE conta ainda com batedores motociclistas e um veículo blindado.

Texto: Isabela Soares