Plenário

Idealizadora de plataforma de leitura ganhará Troféu Câmara Municipal

Plataforma Elefante Letrado
Plataforma incentiva o hábito da leitura entre estudantes

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Scheila Rodrigues de Sena Vontobel. Ela é a idealizadora da Plataforma de Leitura Elefante Letrado.

Ao identificar o impacto que uma plataforma norte-americana teve na ampliação do hábito de leitura de suas duas filhas, Scheila procurou tecnologia educacional no Brasil que também proporcionasse a elas o mesmo impacto em relação à leitura em português. Por não ter encontrado algo assim, e por estar mobilizada a promover a leitura não só junto à sua família, mas também junto a um grande número de crianças, decidiu desenvolver a Plataforma de Leitura Elefante Letrado.

Na Plataforma, são disponibilizadas centenas de obras de mais de 20 diferentes gêneros textuais. Além de promover a formação do hábito da leitura, o projeto auxilia os professores a acompanhar o desenvolvimento da compreensão leitora de cada aluno. Trata-se de um investimento educacional na principal janela de oportunidade para a formação de leitores: os anos iniciais do Ensino Fundamental. Hoje, a plataforma gaúcha está presente em dez estados brasileiros e em cinco estados norte-americanos. Seu impacto é visível: no Brasil, enquanto a média de livros lidos por pessoas com o EF1 foi, em 2016, de menos de quatro livros por ano, na Plataforma Elefante Letrado os estudantes leram, em média, 34 livros ao ano.

"A relevância da Elefante Letrado foi notada pelo sistema educacional de Porto Alegre (escolas das redes privada, estadual e municipal). No segundo semestre de 2017, foi realizado um projeto-piloto na Escola Municipal Ildo Meneghetti. O impacto do uso da Plataforma foi rapidamente evidenciado e reconhecido pelos próprios alunos, que passaram a ler livros e responder a jogos de compreensão leitora, em adesão impressionante", afirmam os vereadores que integram a Mesa Diretora. 

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)