Presidência

Inaugurado o Centro Popular de Compras da Restinga

O camelódromo poderá alocar até 52 estabelecimentos

  • Presidente Cássio Trogildo participa da inauguração do Centro Popular de Compras da Restinga
    Vereadores marcaram presença na solenidade do novo CPC (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Cássio Trogildo participa da inauguração do Centro Popular de Compras da Restinga
    O local será administrado pela associação dos comerciantes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Cassio Trogildo (PTB), participou, nesta quarta-feira (22/6), da inauguração do Centro Popular de Compras (CPC) da Restinga, na zona sul da Capital. Construído pela Prefeitura na esquina da Avenida Nilo Wulf com a Estrada João Antonio da Silveira, o CPC tem 750 metros quadrados e possui espaço para alocar 52 estabelecimentos, com cinco metros quadrados cada. O local conta ainda com nove vagas de estacionamento e dez vagas no bicicletário.

Trogildo destacou que o empreendimento foi viabilizado após uma contrapartida realizada pela construtora Multiplan, salientando a importância de parcerias público-privadas: "Este empreendimento magnífico tornou-se possível também graças a um acordo com a construtora, que desejava construir um grande shopping center na cidade e aceitou integrar o CPC nas contrapartidas negociadas com a Prefeitura". Como informou o presidente da Câmara, o novo CPC será administrado pelos próprios comerciantes, representados pela Associação do Camelódromo da Restinga (Ascares). "Depois de muitos anos, esta obra é uma realidade da comunidade da Restinga. Vocês estão de parabéns pela conquista", disse.

A cerimônia de inauguração teve a presença do prefeito José Fortunati, que entregou os Alvarás de Autorização aos comerciantes. O sorteio das bancas foi realizado em janeiro pela Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic), com base no cadastramento dos ambulantes do Bairro Restinga. Fortunati enfatizou a geração de emprego e de renda nascida a partir da criação do empreendimento: "Dezenas de pequenos empresários saíram da informalidade e agora estão atuando de forma legal, gerando emprego e renda. Estamos provando aqui hoje que a crise pode ser vencida. A comunidade da Restinga está de parabéns pela sua organização, união e mobilização".

Também participaram do evento os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Luciano Marcantonio (PTB), Engenheiro Comassetto (PT) e José Freitas (PRB).

Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)