Plenário

Inclusão de deficientes nas escolas é tema do Período de Comunicações

  • Período de comunicações temático: Inclusão Escolar. Na foto: Presidente da CMPA em exercício vereador Guilherme Socias Villela e Professora Olga Solange Herval, integrante da Sala de Integração e Recursos (SIR) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz e membro do Fórum pela Inclusão Escolar
    Olga falou no período de Comunicações Temáticas de hoje (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Período de comunicações temático: Inclusão Escolar. Na foto: Vereadora Sofia Cavedon
    Sofia preside o Fórum pela Inclusão Escolar (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Aproveitando o Fórum pela Inclusão Escolar, que ocorre nesta quarta-feira (10/8) na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Período de Comunicações Temático da Sessão Ordinária foi sobre inclusão de deficientes nas escolas. Proposto pela vereadora Sofia Cavedon (PT), o período teve a presença de Olga Solange Herval, integrante do SIR (Sala de Integração e Recursos) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e membro do Fórum pela Inclusão Escolar.

Deficiente visual e acompanhada de um cão-guia, Olga falou que, segundo pesquisa feita em 2010, há 45,6 milhões de deficientes no Brasil, o que corresponde a 24% da população. “Mas, sendo ele de 2010, proporcionalmente podemos entender que esses totais triplicaram, visto que muitas pessoas possuem mais de um tipo de deficiência”, declarou. Olga também comentou sobre a importância dos movimentos sociais na melhora das condições de educação brasileira para deficientes e sobre leis que vigoram em âmbitos municipal, estadual e federal, que os auxiliam em questões como “atendimento prioritário em órgãos públicos, vagas em hotéis com acessibilidade, auxilio-inclusão para o mercado de trabalho, penas para quem discrimina deficientes, vagas em faculdades, reforma das calçadas de responsabilidade do poder público e mais recursos para esportes paralímpicos”. Por fim, a professora citou a recente criação do Fórum Municipal de Educação pela Prefeitura de Porto Alegre como mais um apoio à luta dos deficientes. “Já temos muito a comemorar frente a uma trajetória de sucesso”.

A vereadora e presidente do Fórum pela Inclusão Escolar, Sofia Cavedon (PT), disse que “uma das funções do Fórum é discutir, analisar e pensar o Estatuto do Deficiente. E nós, como governo municipal, temos a responsabilidade de fazer essa interlocução”. Sofia também comentou sobre uma frase que ouviu sobre o assunto, que relaciona a deficiência como um fenômeno social: “Na verdade, a sociedade é organizada para uma suposta normalidade. Se a sociedade retira essas barreiras, a deficiência desaparece”.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)