Plenário

Inprós pede fim do preconceito contra exame de próstata

Enilda Ferreira fez apelo para que os homens cuidem de sua saúde Foto: Desirée Ferreira
Enilda Ferreira fez apelo para que os homens cuidem de sua saúde Foto: Desirée Ferreira

No Dia Internacional do Homem (19/11), o espaço destinado à Tribuna Popular da sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupado pelo Instituto Nacional da Próstata, que comemora cinco anos. A presidente da entidade, Enilda Ferreira, lembrou que o Inprós é a primeira instituição a se preocupar com a saúde dos homens e os cuidados que eles devem ter.  “Assim como o Outubro Rosa é dedicado à saúde da mulher, novembro é o mês azul porque é de atenção ao homem”, afirmou Enilda, que pediu o fim do preconceito contra o exame de toque, utilizado para detectar doenças na próstata.

Enilda comemorou o sucesso das atividades do Instituto no sentido de alertar e conscientizar a população sobre os perigos do câncer de próstata. Lembrou a “caminhada vitoriosa” realizada no último domingo no Brique da Redenção, reunindo homens que venceram o câncer e salvaram suas vidas. "A prevenção é bem mais econômica, prolonga a idade por mais de 10 anos e dá melhor qualidade de vida ao homem”, disse, lamentando o preconceito dos próprios homens em relação aos exames necessários.

A presidente do Inprós disse que o instituto tem mais de 100 mil pessoas envolvidas e oferece atividades como palestras sobre cuidados e prevenção. Também destacou o importante papel das mulheres contra o câncer de próstata. “Reconhecidamente, elas são as principais responsáveis pelos cuidados da saúde da família”, afirmou e fez um apelo: "Precisamos de homens que assumam o lugar de cuidadores e tratem de si mesmos, procurando fazer os exames necessários”.

O Inprós de Porto Alegre está localizado na Rua Vigário José Inácio, 321, sala 1713 B (Galeria do Rosário), Centro. Informações: telefone (51) 99118836 e e-mail inprosbrasil@gmail.com

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)