Meio Ambiente

Instalada Frente Parlamentar em Defesa do Arroio Dilúvio

Iniciativa do vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB), a cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira

  • Lançamento Frente Parlamentar Em Defesa do Arroio Dilúvio. Na foto,o o vereador Moisés Maluco do Bem (Ao microfone).
    Vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB) ao lado do secretário Mauricio Fernandes (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Lançamento Frente Parlamentar Em Defesa do Arroio Dilúvio.
    Frente foi lançada em ato realizado no Plenário Ana Terra (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Foi realizado no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (26/5), o ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Arroio Dilúvio. De acordo com o proponente e presidente da Frente, vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB), ela será um espaço de discussão com a sociedade para a recuperação do córrego. “Queremos ouvir os porto-alegrenses e encontrar caminhos criativos e soluções em prol da revitalização do Dilúvio”, disse o parlamentar, na abertura dos trabalhos.

Prestigiando o evento, o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, afirmou que a integração da população com o arroio pode ser melhor aproveitada. “Atividades relacionadas com o meio ambiente e o lazer são fundamentais para a saúde humana”, declarou. Harzheim revelou ainda que a secretaria elabora um plano de ação para atender os moradores de rua da Capital, muitos deles ocupantes das margens do Arroio Dilúvio. “Entendemos que essas pessoas merecem uma forma mais digna de vida”, salientou.

Representando a procuradoria do Meio Ambiente do Ministério Público, a promotora Anelise Grehs Stifelman, da comarca de Viamão, ressaltou a necessidade do cuidado com as nascentes do córrego, situadas no Parque Parque Natural Saint’Hilaire, divisa entre Porto Alegre e o município da região metropolitana. “Realizamos uma vistoria na semana passada e constatamos que os mananciais são contaminados de diversas formas”, relatou, citando ocupações irregulares, descarte de materiais sólidos e até desova de corpos. “Se não destinarmos um olhar para as nascentes, a recuperação na zona urbana não vai ser exitosa”, completou a promotora.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade Maurício Fernandes se disse satisfeito com a inciativa em torno da pauta ambiental e criticou as ocupações clandestinas que afetam o Arroio Dilúvio. “Foco no combate à clandestinidade é fundamental para a melhora das condições em torno do Dilúvio”, assegurou, garantindo que a secretaria será “fortalecida” em sua gestão.

Vereadores

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, o vereador André Carús (PMDB) descreveu o Dilúvio como uma “chaga” da cidade. “Precisamos evoluir muito para cuidar melhor do arroio, principalmente na ampliação da educação ambiental”, defendeu. 

Representante da Mesa Diretora do Legislativo, o vereador João Carlos Nedel (PP) criticou as invasões nas margens do córrego e chamou atenção para um cuidado com seus afluentes. “No Arroio Moinho, por exemplo, uma casa chegou a ser construída sobre seu leito”, apontou Nedel, enfatizando que a Frente Parlamentar “terá muito trabalho”. Os parlamentares José Freitas (PRB) e Matheus Ayres (PP) também acompanharam o evento.

Além de Moisés, Carús, Freitas e Ayres, compõem a Frente Parlamentar em Defesa do Arroio Dilúvio os vereadores Adeli Sell (PT), Aldacir Oliboni (PT), Alvoni Medina (PRB), Dr. Thiago (DEM), Felipe Camozzato (NOVO), Luciano Marcantônio (PTB), Paulo Brum (PTB), Professor Alex Fraga (PSOL), Professor Wambert (PROS) e Valter Nagelstein (PMDB).

No final do ato, o vereador Moisés Maluco do Bem convidou os presentes a participar da primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar, agendada para o dia 27 de julho, às 17 horas, na Câmara Municipal. Também estiveram presentes na cerimônia o diretor-adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Rafael Zanetti; o secretário-adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Alcimar Arrais; a representante da ONG Toda Vida, Lígia Miranda; e os vereadores Mônica Leal e Cassiá Carpes, ambos do PP.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)