Plenário

Instituto divulga Dia de Conscientização do Autismo

Alessandra expôs a programação Foto: Felipe Dalla Valle
Alessandra expôs a programação Foto: Felipe Dalla Valle

A representante do Instituto Autismo & Vida, Alessandra Araújo Gudolle, compareceu, nesta quinta-feira (29/3), à sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre para lembrar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, data decretada pela ONU. Alessandra é mãe de duas crianças autistas, uma menina de oito anos e um menino de quatro. "Há dois milhões de autistas no país. Trata-se de uma doença mais comum que o câncer e o diabetes infantil", observou Alessandra, que é jornalista e disse que usa de sua profissão para conscientizar e informar a sociedade sobre a doença.

Alessandra disse que será realizada programação em Porto Alegre para marcar o Dia do Autista. Conforme ela, no dia 1º de abril, no Brique da Redenção, a partir das 9 horas, serão montadas tendas para a recreação de crianças. "As 11h30min, sairá do local uma caminhada com familiares, amigos, professores, pedagogos e demais pessoas que apoiam o movimento." No dia 2, às 20 horas, haverá show com as bandas Ilusão de Ótica, Chimarruts e Papas da Língua e a dupla sertaneja Edu e Renan, no Gasômetro.

No dia 3, às 17 horas, será realizada palestra com o médico Carlos Gardia intitulada "Autismo: como chegamos até aqui e para onde vamos?". No mesmo dia, às 20h30min, a Ospa fará um concerto para marcar a data, no Salão de Atos da Ufrgs. No dia 4, às 22 horas, no início do jogo entre Internacional e Santos, no Estádio Beira-Rio, membros do instituto entrarão com uma faixa do Dia do Autista.

O que é o autismo

*Autismo infantil é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).

*Definição da CID-10 (2000) publicada no site do Instituto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)