Tribuna Popular

Instituto Elo atenta para necessidade de conscientização sobre TDAH

  • Tribuna popular sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Na foto, na tribuna, a presidente do Instituto Elo, Maria Regina Araújo.
    Maria Regina defendeu melhor formação de profissionais de educação e saúde sobre este tema (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Tribuna popular sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Na foto, a presidente do Instituto Elo, Maria Regina Araújo, e o vereador Mendes Ribeiro.
    A presidente do Instituto Elo com o vereador Mendes Ribeiro (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A presidente do Instituto Elo, Maria Regina Araújo, utilizando a Tribuna Popular na sessão desta segunda-feira (17/9) da Câmara Municipal de Porto Alegre, defendeu a adoção de ações que contribuam para uma efetiva melhora da qualidade de vida de pessoas com Trantorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Conforme disse ela, para que haja esta melhora, um dos passos é a capacitação e a qualificação dos professores e dos profissionais da saúde visto que ainda existe muita desinformação e desconhecimento entre estes profissionais, com constante falta de diagnóstico.

Para corrigir esta falha, ela sugeriu a troca de conhecimentos com profissionais e especialistas do exterior. Segundo informou, países como Estados Unidos da América e Canadá estão no mínimo 40 anos adiantados. Como explicou ainda Maria Regina, sendo um transtorno de causa neurobiológica por disfunção neuroquímica, o TDAH incide em aproximadamente 5% da população brasileira, atingindo principalmente crianças e adolescentes. Afetando a capacidade de concentração, os principais sintomas deste transtorno, segundo destacou a oradora, são: desatenção, inquietude e impulsividade.

"Na prática, os efeitos mais comuns são o baixo rendimento escolar e a dificuldade nas relações sociais. Por este motivo é que se enfatiza a necessidade de aperfeiçoamento dos programas pedagógicos da rede pública estadual, que é atrasada quando comparada com outros Estados", afirmou. “Em um primeiro momento, precisamos de conscientização, capacitação e qualificação. Praticamente toda sala de aula tem ao menos uma criança com TDAH. É uma em cada 25. O principal é fortalecer a tríade escola, saúde e família”, disse ainda Maria Regina Araújo.

Semana

Na tribuna, Maria Regina também defendeu a aprovação na Câmara Municipal do Projeto de Lei do Legislativo 100/18. De autoria do vereador Mendes Ribeiro (MDB), a proposta inclui a Semana de Conscientização sobre o TDAH no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre. Conforme Maria, a oficialização da semana combaterá preconceitos e incentivará o debate da sociedade sobre políticas públicas para melhorar o diagnóstico e o tratamento das pessoas com o transtorno.

Ela também convidou a população para comparecer no evento de Conscientização sobre TDAH que ocorrerá no plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 28 de setembro.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Semana de ConscientizaçãoTDAH