Presidência

Israel lamenta Moção de Repúdio aprovada na Casa

Tessaro (d) recebeu representantes da Federação Israelita Foto: Eduarda Amorim
Tessaro (d) recebeu representantes da Federação Israelita Foto: Eduarda Amorim

O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Henry Chmelnitsk, esteve na manhã desta quinta-feira (22/7) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade, entregou ao presidente da Casa, vereador Nelcir Tessaro (PTB), ofício assinado pelo Embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, lamentando aprovação de requerimento apresentado pelo vereador Pedro Ruas (PSOL), durante sessão ordinária no dia 10 de junho, solicitando Moção de Repúdio ao ataque militar promovido pelo Estado de Israel contra o comboio humanitário conhecido como Frota da Liberdade. No incidente, no dia 31 de maio, nove ativistas pró-palestinos foram mortos quando soldados israelenses atacaram um comboio de navios que levava ajuda humanitária a Gaza.
 
De acordo com o documento, a intenção ao interceptar o navio era a de evitar a entrada ilegal de materiais bélicos em Israel. “Nosso propósito era atuar de forma ordenada, no entanto, um barco em que soldados israelenses foram recebidos com violência, eles, os soldados, foram obrigados a agir em legítima defesa”, diz o embaixador ressaltando ainda que os tripulantes foram informados de que a carga seria examinada e permitida a entrada no país de bens que não fossem armas ou materiais de blindagem para o Hamas. “Todo Estado tem o direito de inspecionar cada navio que entra ou pretende entrar em seu território”, defende ainda o documento.

Tessaro disse a Chmelnitsk que assinou o requerimento enviado a FIRS constrangido. “Na condição de presidente da Câmara não tenho como me furtar desta assinatura, mas quero registrar meu desconforto com o ocorrido aqui na Casa”. O diretor executivo da Federação, Albert Posiomyck e o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Valter Nagelstein, acompanharam o encontro.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Leia também:
Vereadores repudiam ataque de Israel a comboio de ajuda humanitária