Sessão Solene

Itacir Flores recebe título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga de título de Cidadão de Porto Alegre a Itacir Amauri Flores. Na foto, o homenageado recebe o título das mãos de vereador Idenir Cecchim
    Ao lado da esposa Ivana, Itacir Flores recebe o diploma entregue por Idenir Cecchim (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga de título de Cidadão de Porto Alegre a Itacir Amauri Flores. Na foto, o homenageado
    Nascido em 1957, Itacir Flores é natural de Santiago (RS) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Junta Comercial do Estado, Itacir Amauri Flores, recebeu a outorga de Cidadão de Porto Alegre nesta terça-feira (18/12). Flores nasceu em Santiago (RS) em 19 de maio de 1957. Com 21 anos, mudou-se para a Capital, para cursar a Academia de Polícia Militar (APM), e morou também nas cidades de Novo Hamburgo, Guaíba, Jaguari, Santiago e São Borja até retornar para Porto Alegre.

O ex-vereador Bernardino Vendruscolo, falecido neste ano, havia sido o autor do projeto de lei, aprovado pela Câmara, que propôs a homenagem a Itacir Flores. Na sessão solene desta terça-feira, presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), participaram ainda da mesa o homenageado, o secretário estadual do Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, o major aviador Carlos Eduardo Petersen e o presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira.

Nedel deu as boas vindas aos presentes e lembrou a iniciativa de Vendruscolo em homenagear Itacir Flores. Em nome da mesa diretora da Câmara, o vereador Idenir Cecchim (MDB) saudou Flores e sua esposa, Ivana Genro.

O vereador opinou que, à frente da Junta Comercial, Itacir Flores, soube modernizar a estrutura da instituição, tornando a equipe preparada para acolher os empreendedores interessados em investir no Estado. Destacando o legado para o ambiente de negócios dos gaúchos, Cecchim assinalou: "É uma distinção de um parente meu, pois Bernardino Vendruscolo era meu parente. A mãe dele era Cecchim, mas nunca falamos disto", revelou o vereador do MDB. 

Ao agradecer a homenagem, Itacir Flores dividiu com o secretário Josué Barbosa os créditos pela reestruturação da Junta Comercial do Estado. Segundo ele, sem a presença de Barbosa, as modificações empreendidas na Junta não teriam sido possíveis. Considerou a outorga um estímulo para quem vem do interior do Estado tentar a vida na Capital. Ele usou a tribuna para lembrar a passagem de Vendruscolo pelo Legislativo Muncipal. Conforme o homenageado, Vendruscolo era um homem preocupado com os marginalizados e angustiado por conta das injustiças sociais.

Itacir Flores é formado em Jornalismo e Direito, com especialização em Segurança Pública e Direito Comercial. É servidor de carreira da Brigada Militar, sendo oficial superior e cedido à Polícia do Exército (PE). O Título de Cidadão de Porto Alegre destina-se a pessoas não nascidas na capital gaúcha que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram positivamente com a sociedade. A distinção é entregue na forma de diploma e medalha com o brasão da cidade. 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)