Homenagem

Jorge Szewkies é Cidadão de Porto Alegre

Homenagem, realizada nesta terça-feira, foi solicitada por Idenir Cecchim

  • Outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Jorge Inácio Szewkies.
    Vereadores Nedel (e) e Cecchim com o homenageado Szewkies e esposa (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Jorge Inácio Szewkies.
    Solenidade foi acompanhada por vereadores, familiares e amigos do homenageado (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (8/8), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene que concedeu o título de Cidadão de Porto Alegre ao psiquiatra Jorge Ignácio Szewkies. A solenidade, solicitada pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB), foi conduzida pelo vereador João Carlos Nedel (PP) que destacou a honraria concedida. “Evidencio este ato como sendo merecido pelo belo trabalho que realiza para a nossa sociedade”.

Cecchim ressaltou a concessão do título como sendo um reconhecimento à destacada atuação do psiquiatra nas áreas social, da saúde e da educação. “Szewkies, meu amigo, é lembrado por mérito, tendo o coração de uma pessoa bondosa. A pessoa dele fala por si e consegue acumular as opiniões diversas, respeitando a todos. Grande pai, sendo um exemplo a ser seguido”.

O vereador lembrou ainda a cidade é formada por antagonismos, e por isso precisa de pessoas que saibam ouvir, que tenham uma palavra amiga. "O professor homenageado agrega estas qualidades", salientou. “Não somente por seu empreendedorismo nato e sua excelente metodologia pedagógica, que a tantos favorece, mas também pelo seu espírito cívico e sua urbanidade, que o transformam em um cidadão querido pela sociedade porto-alegrense, na cidade em que escolheu para viver, frutificar, cuidar e curar. A nossa capital agradece pelo seu trabalho”, completou.

Lembranças

Ao agradecer, Jorge Szewkies saudou a cidade de Porto Alegre que recebeu sua família, dando-lhe oportunidades de crescimento familiar e profissional. Igualmente agradeceu ao vereador Cecchim, que lhe possibilitou voltar às lembranças de sua chegada à Capital, e por ter sido bem recebido pelos gaúchos. “Esta cidade faz parte da minha história, juntamente com todos os amigos que fiz durante todos esses anos. Agradeço aos vereadores, por ter a aprovação unânime, para a efetivação desse expediente. E a este país que me abriu as portas, pois é um motivo de orgulho para mim”, finalizou o homenageado

Além de familiares e amigos de Szewkies, prestigiaram a homenagem o deputado estadual, Pedro Ruas (PSol), pela Assembleia Legislativa; o desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal, do Tribunal de Justiça; o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann; e os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Comandante Nádia (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB) e Doutor Thiago Duarte (DEM).

Histórico

Argentino de nascimento, Jorge Inácio Szewkies veio para o Brasil em 1962, aos 10 anos de idade. É graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), especialista em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Medicina pelo Departamento de Psicoterapia da Universidade de Ulm, Alemanha. Também foi professor de diversas disciplinas na área da saúde mental, na graduação médica e em pós-graduação. Atualmente é diretor do curso de pré-vestibular Fleming, especializado na preparação de candidatos aos curdos de medicina, criado 2003. Em 2015, durante as comemorações dos 103 anos do Colégio Militar de Porto Alegre, recebeu o Diploma Amigo do CMPA, em razão de serviços prestados àquele estabelecimento de ensino.

No livro Psiquiatria: Informações Científicas para o Leigo contribuiu com o artigo A pessoa desconfiada e brigona, em capítulo destinado aos distúrbios mentais. Também participou da edição da Bibliografia Maria da Penha – Violência contra a mulher no Brasil e da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, com um artigo tratando sobre a Violência sexual contra crianças e adolescentes: um comentárioSzewkies ainda relatou algumas memórias do seu tempo de enfrentamento à ditadura, como jovem estudante, no projeto Histórias para Lembrar, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUC.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)