Sessão solene

Jornalista André Machado é agraciado com Título de Cidadão Emérito

Proposta pelo vereador Christopher Goulart (PDT), homenagem foi promovida pela Mesa Diretora.

  • Jornalista André Luiz de Mello Machado recebe título de cidadão emérito de Porto Alegre.
    André Machado, entre Cassio Trogildo e Christopher Goulart (d), recebe o diploma (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Jornalista André Luiz de Mello Machado recebe título de cidadão emérito de Porto Alegre. Na foto, jornalista André Machado na tribuna do plenário.
    André Machado disse praticar discurso de conciliação no rádio (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (14/6), uma sessão solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jornalista André Luiz de Mello Machado. Proposta pela Mesa Diretora do Legislativo, em nome do vereador suplente Christopher Goulart (PDT), a homenagem ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB).

Em sua manifestação, o prefeito José Fortunati enfatizou que, muitas vezes, o que é noticia pela manhã já não tem relevância ao meio-dia. “Sinto que a imprensa, na busca da agilidade, deixa de lado o aprofundamento das matérias. Infelizmente, em alguns casos, temos informações demais e conteúdo de menos”, enfatizou, ao destacar as qualidades do homenageado. “André Machado é um exemplo de jornalista que procura a informação, faz a busca concreta dos dados de forma detalhada e tem a compreensão técnica do assunto que está em debate para então formar sua visão”, afirmou. 

O prefeito enfatizou que os jornalistas que não seguem essa premissa acabam prejudicando a verdade. “A revista Veja, há duas semanas atrás, publicou um estudo baseado nas noticias mais divulgadas, lidas e compartilhadas no Brasil durante 15 dias. Das cinco notícias mais divulgadas, três eram falsas. Isso mostra como é importante termos profissionais que tenham essa preocupação”, exemplificou. Fortunati concluiu dizendo que, se fosse contar o número de vezes que fui criticado por André Machado, teria uma lista. “Mas sempre foram criticas construtivas. Estou aqui para te homenagear em um momento em que as verdades não são debatidas.”

Christopher Goulart destacou que André Machado é um cidadão exemplar. “Ele é uma personalidade que faz diferença no dia-a-dia das pessoas. Sua atuação e contribuição à imprensa gaúcha, com opiniões corajosas, a leitura imparcial dos fatos e manifestações sem rodeios, fazem de Machado um jornalista confiável”, disse.

Homenageado

Ao agradecer a homenagem André Machado lembrou que, em agosto de 2012, subiu pela primeira vez na tribuna da Câmara, ocasião em que recebeu um diploma de Honra ao Mérito, proposto pelo vereador João Bosco Vaz (PDT). “Hoje subo para receber o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. Estando aqui nesta noite destaco a oportunidade que tive como cidadão de disputar um cargo público e crescer como ser humano”, afirmou, fazendo referência à sua candidatura a deputado federal em 2014.

“As pessoas me perguntam se valeu a pena deixar meu trabalho como âncora na rádio líder de audiência para concorrer e eu respondo que sim. Não me arrependo um minuto de ter disputado um cargo político, pois naquele período eu me senti de verdade lutando por um Brasil melhor”, declarou, ao lamentar o momento dramático na política pelo qual passa o Brasil. “A (operação) Lava Jato nos mostrou que, nos partidos políticos, se fazem negócios com dinheiro público, e isso é inaceitável.”

Otimista, o jornalista disse que, apesar das circunstâncias, vale a pena seguir lutando. “Da forma que for, no meu caso, no jornalismo ou na política. Devemos investir pesado em educação e inclusão. Tenho convicção que Porto Alegre clama por uma solução da questão de segurança, mas busco sempre me colocar no lugar daquele que exerce o cargo público, bem como na posição da  população”, ponderou.

Conciliação

Ao concluir sua fala, André Machado afirmou que na Band, emissora na qual trabalha atualmente, promove um discurso de conciliação, com um olhar sempre positivo sobre Porto Alegre. “Em um momento em que os jornalistas se orgulham em não ouvir políticos, eu sigo na contramão. Não é escondendo os políticos que nós, jornalistas, vamos conseguir fazer um Brasil melhor. É expondo nossos representantes que poderemos fazer isso.”

André Machado foi apresentador do programa radiofônico Gaúcha Atualidade e editor-chefe da Rádio Gaúcha, trabalhando na emissora entre 1995 e 2014, ano em que se candidatou a deputado federal pelo PCdoB. Nasceu em 3 de dezembro de 1966, em Porto Alegre, formou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul − PUC-RS. Atualmente, o jornalista atua na Band/RS e é conselheiro do Sport Club Internacional.

Prestigiaram a solenidade o secretário estadual da Comunicação, Cleber Benvegnu, o promotor de justiça Júlio Alfredo de Almeida, o defensor público geral do Estado, Cristiano Heerdt, e o representante do Tribunal de Contas do RS, Cezar Miola. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)