Sessão Solene

Jornalista Felipe Vieira recebe Comenda Porto do Sol

Outorga da Comenda Porto do Sol ao jornalista Felipe Vieira
A distinção foi entregue ao homenageado pelo vereador Reginaldo Pujol (c) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O jornalista Felipe Vieira recebeu a Comenda Porto do Sol, da Câmara Municipal de Porto Alegre, na noite desta terça-feira (3/4). Pelo Legislativo participaram da cerimônia os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Mônica Leal (PP), que presidiu os trabalhos, João Carlos Nedel (PP) e o proponente da homenagem, Reginaldo Pujol (DEM).

Mônica Leal abriu a sessão, agradeceu o fato de, como jornalista, ter sido escolhida para presidir a sessão e passou a palavra ao vereador que propôs a homenagem. Pujol justificou sua iniciativa, elogiando a atividade de Felipe Vieira como um dos mais importantes profissionais do radiojornalismo regional. Para ele, a presença de cidadãos e cidadãs qualificados da sociedade gaúcha no plenário foram a demonstração do reconhecimento dos serviços prestados por Felipe Vieira como jornalista. Coube a ele detalhar a trajetória do homenageado. 

Conforme Pujol, Felipe Vieira sempre manifestou interesse ímpar pela força do microfone como ferramenta de comunicação de massas. Vieira soltou a voz pela primeira vez em 15 de janeiro de 1979, na única emissora de Butiá, a Rádio Sobral. “Tinha 13 anos de idade. Seis anos depois, era gerente da rádio, e a admiração pelo veículo se mantém inabalada”, recorda. Profissional multimídia, Vieira ocupa espaços na Rádio Guaíba (das 9 horas às 10h30min, de segunda-feira a sexta-feira, apresentando o programa Agora. Tem operado também programas de televisão, edita um site de notícias focadas nos interesses dos porto-alegrenses que leva seu nome.

O profissional participou da inauguração da Rádio Charqueadas FM. Entre 1989 e 1999, Vieira atuou nas Rádios Gaúcha, CBN e Itapema FM e também na RBS TV e na TVCOM (Grupo RBS). Em 1999, foi contratado pela Band RS, onde permaneceu até 2010, ancorando programas nas Rádios Band AM e Bandnews FM e na Band TV. Desde 2011, o jornalista está no Grupo Record/RS.

Por seu trabalho como jornalista, conquistou dez troféus do Prêmio Press, promovido pela editora Press & Advertising, nas categorias de melhor apresentador de rádio, TV e programa de rádio. Em duas oportunidades, foi reconhecido pela premiação como jornalista do ano no Rio Grande do Sul. Recebeu ainda premiações da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), Troféu ARI/Farsul como jornalista destaque no setor primário, Amigo do Livro concedido pela Câmara Riograndense do Livro, Destaque Jornalismo Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e Jornalista de Qualidade, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Agradecimento

Da tribuna, Vieira agradeceu a outorga e reafirmou seu compromisso com a produção da notícia. Ele falou da amizade com todas as pessoas da mesa e que, ao mesmo tempo, são suas fontes. “Vocês estão no meu dia-a-dia participando dos meus programas”, enfatizou. 

O homenageado agradeceu os presentes que “deixaram seus lares e atividades” para participarem da sessão e devolveu os elogios a Pujol por ter sido o proponente da homenagem. Citando Mario Quintana disse ter certeza de que o “senhor (Reginaldo Pujol) conhece muito mais ruas pelas quais já passou”. Vieira ocupou seu espaço para defender que o poder público e a iniciativa privada voltem a conversar objetivando reativar o empreendedorismo na cidade. O outro apelo foi no sentido para que a elite ajude a cuidar da educação no município de Porto Alegre. Em sua opinião, nesse quesito, a cidade está muito atrasada. "Só a educação é capaz de fazer o indivíduo traçar seus caminhos por conta própria", reforçou. 

Também participaram da solenidade o ex-prefeito e ex-presidente do Legislativo José Fortunati; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia; o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse; o comandante do Policiamento Metropolitano, Eduardo Amorim; representantes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas e familiares do homenageado.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)