Plenário

Jornalista Wanderley Soares deve nomear rua no Campo Novo

Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei nº 084/16, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Wanderley Soares o logradouro público conhecido como Rua Cinco Mil e Três, localizado no Bairro Campo Novo, zona sul da capital gaúcha. Wanderley Costa Soares nasceu em Porto Alegre em 1939 e foi um jornalista especializado em crônica policial.

Conforme o projeto, Soares iniciou a carreira em 1959 como repórter de Última Hora e permaneceu no jornal até sua última edição. Após, trabalhou em Zero Hora até ingressar na Empresa Jornalística Caldas Júnior, em 1967, onde desempenhou suas funções nos jornais Folha da Tarde, Folha da Manhã, Folha Esportiva e Correio do Povo.

Tempos depois, mudou-se para Carazinho, onde dirigiu uma rede de jornais. Mais tarde, retornou à Caldas Júnior e, posteriormente, a Zero Hora, no qual foi editor de polícia por 11 e criou a seção Desaparecido, que ajudou muitas pessoas a encontrarem seus familiares. Também foi colunista nos jornais O Sul e Correio BrigadianoSegundo Nedel, a homenagem se deve “ao pioneirismo na crônica policial gaúcha e pelos serviços prestados por Wanderley Soares ao povo de Porto Alegre”. 

Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)