SESSÃO SOLENE

José Maria Tesheiner recebe Comenda Porto do Sol

Por iniciativa do vereador João Carlos Nedel, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Comenda Porto do Sol ao advogado e especialista jurídico, José Maria Rosa Tesheiner. Com a presença de familiares e amigos, a cerimônia, realizada em 24 de outubro, buscou homenagear o homem que com sua biografia, acrescentou luz e valor à história de Porto Alegre.

Segundo Nedel, Tesheiner é exemplo de integridade moral, dedicação, generosidade e alegria de viver. “Essas virtudes eram sentidas e apreciadas por todos que tiveram e, ainda, têm a oportunidade de conhecê-lo.” Na parte profissional, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC), Consultor Jurídico e Consultor-Geral do Estado, além de Presidente do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul e Desembargador do Tribunal de Justiça RS. “Doutor Tesheiner, sempre humilde e generoso, inspirou e influenciou um número incontável de profissionais do Direito, dentre advogados, profissionais da área pública e privada e também do magistério”.

A advogada e professora universitária, Mariângela Milhoranza, que foi orientada por Tesheiner na especialização e no pós-doutorado, disse que aprendeu muito com o professor e que ele tinha uma peculiaridade. “Sempre dizer o que tem que dizer, doa a quem doer”.

Em seu discurso,Tesheiner relembrou a passagem do Evangelho que fala sobre o Bom Samaritano para expor que há pessoas que fazem o Bem ao próximo, obedecendo aos mandamentos cristãos, como o vereador João Carlos Nedel. Voltando-se para os familiares a amigos, afirmou: “foi um ato de pura generosidade a presença de vocês aqui.”

Comenda Porto do Sol

É conferida a pessoas físicas ou jurídicas que, com atuação pública em área do conhecimento humano – educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos –, tenham contribuído para o enriquecimento desse campo.