Plenário

Lama Padma Samtem prega harmonia com o meio ambiente

Período de Comunicações Temático: Dia do Meio Ambiente. Na foto, Alfredo Aveline – Lama Santem
Pensador budista pediu respeito pela natureza (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Dentro da Semana do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu o físico gaúcho Alfredo Aveline, na tarde desta quarta-feira (1º/6). Referência no Budismo, o Lama Padma Samtem recordou que, em 1992, o Dalai Lama recebeu as chaves da cidade e virou cidadão da Capital. O Lama destacou que o Budismo trata mais das questões internas, da mente humana. “Dizem que sempre que o Ocidente entra em dificuldade, é no Oriente que se buscam as soluções”, comentou. “Buda ensina que estamos submetidos a um tipo de equilíbrio. As pessoas não entendem bem, pois vivem dentro de uma bolha de realidade. A questão ambiental é um exemplo claro disso. Não entendemos bem as consequências das nossas ações.”

Segundo Padma Samtem, no fim da década de 1960 um estudo ligou questões filosóficas às questões ambientais. “Se quisermos andar melhor, a gente deveria respeitar o funcionamento dos outros seres, como rios, montanhas, animais. Na medida em que eles são esquecidos por nós, esquecemos o nosso próprio corpo. Deveríamos praticar uma harmonia com esses seres, entendermos eles dentro de uma perspectiva mais ampla”, ressaltou.

“Retomando essa visão mais ampla, aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para propor esse desafio: a nossa salvação é a salvação de todos os seres. Precisamos de uma visão ampla para demonstrar compaixão e amor”, encerrou o budista.

Alguns vereadores se pronunciaram sobre o tema da palestra:

Rodrigo Maroni (PR) destacou a presença do Lama budista no Plenário da Câmara: "A visita que mais me emocionou neste meu mandato foi a sua. Pode vir o Neymar, o Pelé, o Messi, que esta continuará sendo a visita que mais me emocionou. Eu particularmente conheci o trabalho do Caminho do Meio e do Budismo em 2004 e o senhor se tornou uma referência para mim. Convido as pessoas a assistirem os vídeos do Lama. Na política, onde existe poder, é muito difícil o ser humano se desvencilhar deste apego ao poder e ao dinheiro. A melhor forma de agir para o mundo nada mais é do que agir para dentro."

Prof. Alex Fraga (PSOL) aproveitou a Semana do Meio Ambiente para criticar o capitalismo ocidental: "O materialismo e o consumismo empobrecem a nossa sociedade cada vez mais. Se continuarmos dentro desta lógica cruel de degradação do patrimônio natural, certamente vamos encurtar em muito a nossa permanência aqui na Terra. A Semana do Meio Ambiente não pode ser celebrada, pois não há motivos, mas sim fortalecida para que seja criada uma consciência sobre nossas atitudes. Precisamos reduzir o consumo dos recursos naturais. Não podemos fechar os olhos para a natureza, pois dependemos da natureza e a natureza depende de nós", disse Prof. Alex.

Engenheiro Comassetto (PT) também chamou a atenção para o comportamento ambiental da população: "Todas as semanas deveriam ser chamadas de Semana do Meio Ambiente. Eu, como engenheiro e defensor da cultura orgânica, afirmo que este modelo consumista tem distanciado cada vez mais o ser humano do ciclo da natureza. O modelo ocidental de desenvolvimento e a lógica capitalista deveriam trabalhar para eliminar a fome no mundo. No entanto, toda a tecnologia utilizada na Segunda Guerra Mundial está sendo empregada nos dias atuais para fins financeiros e capitalistas. Temos que evitar este processo de destruição que está sendo aplicado nos dias atuais", afirmou.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
          Jonathan Colla
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)